Sábado, 2024-04-20, 3:49 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Junho » 1 » NÚMERO DE DEMISSÕES DE DOMÉSTICAS SOBE 25% APÓS NOVA LEI
12:09 PM
NÚMERO DE DEMISSÕES DE DOMÉSTICAS SOBE 25% APÓS NOVA LEI


A empregada doméstica Luzia Santos de Jesus, 58 anos, depende do salário para pagar aluguel, luz, água e compras do mês, além de enviar parte do que ganha para o interior, onde vivem os três filhos. Durante dois meses, Luzia sofreu para não atrasar as contas e continuar ajudando a família. O motivo? Ela foi demitida em março por conta da aprovação da Emenda Constitucional 72, a PEC das Domésticas. 

"Em uns pontos, a PEC foi boa, em outros, ruim. Tanta mãe de família precisando trabalhar e aparece isso. Eu passei dois meses sem emprego. Já tava agoniada”, conta a doméstica, que já conseguiu outro emprego. Segundo ela, sua patroa a demitiu logo que soube da aprovação da nova lei, que garante 16 novos direitos aos domésticos.

De acordo com a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas da Bahia, Cleusa Santos, o número de homologações realizadas em maio no estado foi 25% maior do que a média de meses anteriores à aprovação da emenda, que passou a valer no início de abril.

A sindicalista afirma que a média mensal era de 20 contratos homologados antes da PEC e, em maio, foram 25. Uma das domésticas demitidas nesse mês foi Alessandra Pinto Borges, 25. "Quando foi aprovada, fui logo passada pra rua. Dizem que (a PEC) veio para o melhor, mas agora é que o patrão vai pisar na gente que nem barata. Já aumentou a cobrança”, relata Alessandra. 

Ela ia completar quatro meses na casa em que trabalhava. "Foi uma surpresa saber que ia ficar desempregada”. A solução para Alessandra foi mudar de ramo. Depois de um mês sem trabalho, ela foi contratada como copeira no Shopping Iguatemi no início de maio. "Não quero mais continuar como doméstica”, afirma.

Oficialização
Para a presidente do sindicato, o aumento nas demissões não é preocupante. "Não foi tão alarmante. Teve uma demissão, por exemplo, que o empregador tinha uma empregada há dez anos sem recolher o INSS. O patrão demitiu, pagou o que devia e a recontratou com todos os direitos”, exemplifica. Segundo ela, a maioria das demissões ocorre para oficializar os direitos do trabalhador. 

Cleusa conta também que empregados e empregadores têm procurado o sindicato para tirar dúvidas sobre a PEC e, assim, respeitar as novas regras. "A gente costuma atender entre 30 e 35 pessoas por dia. Em um primeiro momento, chegamos a atender 50 pessoas. Elas iam lá buscar informações (sobre a emenda)”, diz Cleusa.

A advogada trabalhista Ariadne Santana também é procurada para dar orientações a patrões e funcionários. Muitas das questões que Ariadne responde, no entanto, são sobre o processo demissional. "Houve um aumento significativo de demissões e muitas empregadoras não têm o cuidado de pagar o aviso prévio indenizado. A empregada é demitida e não volta pra receber (a indenização)”.  A rescisão deve ser paga em 10 dias e o aviso prévio tem que ser dado por escrito”. 


Ariadne estima que o volume de processos referentes à Justiça do Trabalho que chegam no escritório em que trabalha aumentou em 60% depois da aprovação da emenda constitucional. 

Demanda
Para o procurador Alberto Balazeiro, do Ministério Público do Trabalho, as demissões dos trabalhadores residenciais deverão aumentar ainda mais quando os domésticos passarem a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). "O acréscimo maior deve surgir quando o direito ao FGTS entrar em vigor”. Mesmo assim, o procurador considera que a emenda foi um avanço para a classe.

Coordenador do Observatório do Trabalho da Bahia, órgão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Frederico Fernandes concorda com Balazeiro. Ele lembra que a emenda busca equiparar a situação dos domésticos com a condição de todos os celetistas – os empregados que estão inclusos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Para ele, a defasagem de direitos é um sinal de que a relação entre patrões e empregados domésticos ainda mantém traços da escravidão.

Diaristas  Se Balazeiro e Fernandes consideram a emenda positiva por conceder aos domésticos os direitos que o restante da classe trabalhadora já tinha acesso, a diarista Marilúcia Rocha, 33, fica satisfeita por outra razão. Antes da PEC, Marilúcia trabalhava apenas três dias por semana, mas, com a lei,  surgiram novas oportunidades e a diarista dobrou o volume de trabalho.

"Agora, só folgo uma vez por semana. Para mim, a lei foi uma coisa boa, pois graças a Deus eu não fico mais parada como diarista. Tenho trabalho todos os dias”. Os diaristas só podem trabalhar até dois dias na mesma residência para não se enquadrar na classe dos domésticos.

 O fenômeno da troca do empregado doméstico pelo diarista não é recente. De acordo com dados de 2001 e 2011 da Pesquisa Anual por Amostragem de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pessoas que trabalham em mais de uma residência – considerando domésticos e diaristas – aumentou de 18% para 30% em dez anos. Colaboraram Joice Vieira e Miriane Silva.


Sete em cada dez domésticos não têm acesso a novos direitos
Em todo o país, 69,3% dos 6,65 milhões de trabalhadores residenciais não têm carteira assinada e não terão acesso aos novos direitos. No Nordeste, o índice é ainda maior: 83,4% dos domésticos permanecem na informalidade. Na região, os domésticos recebem a pior remuneração do país. A média salarial da região para os domésticos com carteira assinada é de R$ 594.

Já os informais recebem, em média, R$ 285. Para diminuir o número de trabalhadores que não têm carteira assinada  foi realizada em Salvador, há duas semanas, a 1ª Oficina de Diálogo Social do Piloto de Emprego Doméstico, uma ação do Observatório do Trabalho da Bahia, órgão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A Bahia foi escolhida para o projeto justamente por ter grande número de domésticos sem carteira assinada.

PEC diminuirá trabalho doméstico infantil, diz ONG Repórter Brasil

A ONG Repórter Brasil apresentou este mês o relatório Brasil Livre de Trabalho Infantil: o Debate sobre as Estratégias para Eliminar a Exploração de Crianças e Adolescentes. Entre os principais problemas apontados pelo estudo está o trabalho de crianças e adolescentes como domésticos.

Fonte: Correio

Category: NOTÍCIAS | Views: 580 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 18
Convidados: 18
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa