Quinta-feira, 2024-03-28, 11:37 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Março » 11 » NOVO TERREMOTO ABALA O CENTRO DO JAPÃO, VEJA VÍDEO
5:51 PM
NOVO TERREMOTO ABALA O CENTRO DO JAPÃO, VEJA VÍDEO


Algumas horas depois de um terremoto de 8,9 graus atingir a costa noroeste do Japão, causando um tsunami de ao menos sete metros de altura, a região central do país sentiu na madrugada de sábado (tarde de sexta-feira em Brasília) um abalo de 6,2 graus.

A Agência Meteorológica do Japão disse que o novo tremor atingiu uma parte montanhosa do país a uma profundidade de 10 quilômetros e cerca de 170 quilômetros de Tóquio, fazendo os prédios balançarem. Ainda não há informações sobre danos ou vítimas. Também não está claro se esse tremor tem relação com o que atingiu o país anteriormente.

Dezenas de abalos secundários atingiram o nordeste do Japão desde o tremor de 8,9, mas o mais recente terremoto foi em um lugar inteiramente diferente. A Agência Meteorológica do Japão também emitiu um novo alerta tsuname para toda a costa leste do país.

O novo alerta foi emitido às 3h20 (de sábado pelo horário local; 15h20 de Brasília), advertindo para o "grande risco" de tsunami nas Províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima, as mais afetadas pelo terremoto de 8,9 graus.


Dezenas de cidades e vilarejos foram afetados pelos tremores e, no norte do país, ondas gigantes arrastaram barcos, casas, carros e pessoas, além de provocar incêndios.

Em Tóquio, os trens e o metrô pararam de circular, milhares foram retirados dos prédios no centro da cidade e os telefones celulares pararam de funcionar. Pelo menos 4 mil edifícios estão sem energia.

Na cidade de Sendai, a água inundou o aeroporto e as pistas ficaram cheias de carros, caminhões, ônibus e lama.

Depoimento

No momento do tremor, a brasileira Kelly Taia, 27 anos, estava em sua casa na cidade de Tsu. Ela mora no Japão há sete anos. "Foi horrível! Tudo começou a balançar e eu não sabia o que fazer.

Kelly só conseguiu fazer um breve contato com o marido, que está em Ibaraki. "A bateria do notebook dele acabou e desde então não tenho mais notícias. Quero voltar para o Brasil.”

Osamu Akiya, 46 anos, trabalhava em seu escritório em Tóquio no momento do terremoto, que provocou a queda de estantes e computadores, além de rachaduras nas paredes. "Já passei por muitos terremotos, mas nunca senti nada igual a isso", afirmou, em entrevista à agência Associated Press. "Não sei se vou conseguir voltar para casa hoje."


Daniele Suzuki publicou em seu perfil no twitter, por volta das 14h, horário de Brasília, que ainda está em estado de alerta. "Dormimos no carro mais pra perto da montanha. Estou quebrada".

Mais cedo, Daniele postou que um aviso para evacuar o hotel em que estavam hospedados havia sido emitido por toda ilha. "(...) estou indo com o Fábio para casa de um amigo aqui em um lugar um pouco mais alto. A polícia está por toda parte com sirenes e dando avisos para evacuar a area. As pessoas na rua estão lotando os supermercados e postos de gasolina em busca de comida e agua. (...) Estamos ao lado de amigos brasileiros e na casa de uma amável havaiano num lugar um pouco mais longe da praia e numa ladeira...Oh Deus!", afirmou.

Em outro post, a atriz disse que está apreensiva. "Eu, Fábio e bebê kauai...estamos rezando e pedindo proteção a Deus pra que ninguém por aqui se machuque”, afirmou. Segundo ela, família e amigos receberão notícias enquanto for possível. "Vou dando notícias daqui de Maui”. A última mensagem de Daniele foi postada às 8 horas (horário de Brasília).

Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, cerca de 88 mil pessoas poderiam ter desaparecido na tragédia. A informação, porém, ainda não foi confirmada por outras fontes.


Category: NOTÍCIAS | Views: 1023 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa