Quinta-feira, 2024-03-28, 10:55 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 28 » NOVO SERVIÇO BENEFICIA 30 MIL FAMÍLIAS DE AGRICULTORES DO RECÔNCAVO
9:33 AM
NOVO SERVIÇO BENEFICIA 30 MIL FAMÍLIAS DE AGRICULTORES DO RECÔNCAVO

Os agricultores familiares do Recôncavo Baiano agora têm mais suporte do Governo do Estado, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf). Inaugurada nesta segunda-feira (27), em Cruz das Almas, a segunda das 27 unidades de representação descentralizada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) atende 30 mil famílias dos 20 municípios da região. Foram entregues ainda cisternas e títulos de terra a produtores da agricultura familiar.

Já partir desta terça (28), o serviço entra em funcionamento e disponibiliza o atendimento das equipes técnicas de órgãos como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O primeiro Setaf foi implantado no mês de junho, em Juazeiro, no Território de Identidade Sertão do São Francisco.

Durante a inauguração em Cruz das Almas, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explicou que as unidades regionais permitem a descentralização das ações da SDR no interior baiano, em parceria com serviços municipais de apoio à agricultura familiar que serão criados em cada município. "O Setaf vai coordenar nossas relações com os municípios, chegando ainda mais perto de sindicatos, associações e cooperativas por meio de assistência técnica e crédito rural para agroindústrias. A intenção é interiorizar as ações da agricultura familiar". 

O agricultor familiar José Dias, 64 anos, é um dos produtores beneficiados com a assistência mais perto da pequena plantação de milho, mandioca e outros produtos. "O apoio técnico é importante porque a gente tem experiência, mas não sabe tudo. Então precisamos da distribuição de sementes e da parte técnica para fazer análise do solo com mais facilidade”.

Termo de adesão 

Na ocasião, os prefeitos da região assinaram um termo de adesão e cooperação técnica para a instalação dos Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf). O secretário também assinou convênios com a Embrapa e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). As parcerias visam a garantia de vagas de estágio e bolsas para atuação na regularização fundiária e aperfeiçoamento e universalização da cultura da mandioca, além de ações de assistência técnica através da Bahiater. 

Título de terra

A aposentada Hilda Custódio, 74, esperou a vida inteira para ter a posse definitiva da terra da família. "É o documento para dizer que esse pedaço [de terra] é meu". Também participaram da solenidade o diretor-executivo da CAR, Wilson Dias, o coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Orlando Pereira, além de representantes dos municípios que integram o Território do Recôncavo.

O secretário Jerônimo Rodrigues também recebeu a imprensa no Encontro Regional com a Mídia. O objetivo foi apresentar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural com a criação da SDR e os programas, projetos e ações focados na agricultura familiar. 

Category: NOTÍCIAS | Views: 254 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa