Sexta-feira, 2024-04-19, 9:52 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 13 » NOVA UNIDADE DAS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE REALIZA TRATAMENTO GRATUITO DE CÂNCER
3:02 PM
NOVA UNIDADE DAS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE REALIZA TRATAMENTO GRATUITO DE CÂNCER

Pacientes em tratamento de câncer podem, a partir de agora, fazer todos os procedimentos, entre cirurgias, biópsias, exames oncológicos, consultas, além de radioterapia e quimioterapia, em um só lugar. Para isso, foi inaugurada nesta quarta-feira (13), com a presença do governador Rui Costa e do ministro da Saúde, Arthur Chioro, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). 

O complexo, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador, recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões dos governos estadual e federal e tem capacidade para atender gratuitamente até quatro mil pacientes por mês. Com a nova unidade, que ocupa um terreno doado em 2013 pelo Governo do Estado, a oferta de vagas para quimioterapia aumentou em 150% e a radioterapia também começa a ser realizada no local, possibilitando que os pacientes façam o tratamento nas Osid, sem precisar se deslocar para outras clínicas, além de diminuir a espera pelos atendimentos.



A cerimônia de inauguração também teve a presença do arcebispo de Salvador e Primaz de Brasil, Dom Murilo Krieger, além de autoridades, pacientes, profissionais de saúde e funcionários. Depois do descerramento da placa, Dom Murilo abençoou e a comitiva e conheceu as instalações da Unacon. Na ocasião, o governador falou sobre o quanto o tratamento recebido nas Osid marca a vida das pessoas, dos familiares, dos profissionais, e citou a mãe dele, que trabalhou como voluntária e faleceu vítima de câncer de mama em 1995. "Ainda queremos fazer mais e estamos empenhados na ampliação e reforma do Hospital São Jorge, porque acreditamos nessas instituições e no quanto a saúde merece a nossa atenção”.

 


Rui Costa disse que o governo prioriza o câncer e descentraliza a atenção à saúde no estado. “Com isso, estamos autorizando serviços em Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista e outras cidades do interior para que desafoguemos os hospitais regionais e a capital. Nesse sentido, ainda pretendemos construir dez policlínicas na Bahia, para que a população possa fazer seus exames e acompanhamentos perto de suas casas, sem a necessidade de se deslocar para os grandes centros".

Prevenção

O ministro Arthur Chioro enfatizou a importância da unidade e do que chamou de "rede de atenção a essa doença. Segundo ele, o câncer tem se tornado progressivamente um problema e causa de morte que os países estão começando a enfrentar, principalmente pelo processo de envelhecimento das populações.

“Nosso país tem a tarefa inadiável de construir uma rede de atendimento, mas também investir na prevenção dos cânceres que podem ser evitados a partir das mudanças de hábito. Por isso, acreditamos que essa unidade, além de atender aos pacientes, vai ajudar na formação de profissionais comprometidos e empenhados em mudar toda uma realidade em que nosso país vive", afirmou o ministro Chioro, que informou ainda sobre o aumento, em 500%, na capacidade de atendimento e no quanto a Unacon vai ajudar a desafogar o serviço público da saúde na Bahia.

Unacon Nossa Senhora de Fátima

Além da ampliação nos atendimentos e de mais comodidade aos pacientes, é na Unidade de Alta Complexidade que, pela primeira vez, a radioterapia será oferecida pelas Osid. O número de atendimentos em consultório e exames também cresceu, bem como a capacidade de procedimentos de quimioterapia, que antes contava com oito vagas e, agora, possui 21 vagas, incluindo três leitos para os que precisem de atenção especial. São 1,7 mil metros quadrados de área construída, comportando aparelhos, sala para exames, quimioterapia, radioterapia, 11 consultórios, 21 leitos, além de salas para distribuição de medicamentos e serviços enfermagem, psicologia e assistência social. 

Segundo a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, essa é a realização de um sonho de mais de uma década. "É com muita alegria que inauguramos essa unidade, graças ao reconhecimento e investimento dos governos estadual e federal. Desde 2009 fomos credenciados para realizar parte do tratamento de pacientes com câncer, mas já desejávamos ampliar o serviço e realizar a assistência integral a essas pessoas, como agora é possível. Todo o tratamento realizado em um só lugar". 

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 311 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa