Quinta-feira, 2024-04-25, 4:20 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Junho » 1 » MUTIRÃO SOCIAL DO PACTO PELA VIDA LEVA SERVIÇOS AO BAIRRO DA PAZ
9:51 AM
MUTIRÃO SOCIAL DO PACTO PELA VIDA LEVA SERVIÇOS AO BAIRRO DA PAZ
Uma manhã de oportunidades para toda a população do Bairro da Paz, em Salvador. Realizado no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, neste sábado (30), o Mutirão Social do Pacto Pela Vida proporcionou à comunidade o acesso a diversos serviços dos mais variados segmentos. 
 
Pessoas de todas as idades utilizaram atendimentos do SAC Móvel para emissão de documentos, e da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para parcelamento de dívidas ou para reativação dos serviços. O Ministério Público estadual e a Defensoria Pública do Estado também orientaram o público sobre seus direitos. 

O evento foi resultado de uma articulação entre diversas secretarias estaduais e entidades parceiras do Governo do Estado. Na ocasião, o Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) realizou serviços de reconhecimento de paternidade, mediação de conflitos e emissão da segunda via da certidão de nascimento. 

Saúde 

O mutirão ainda proporcionou ações voltadas para a saúde. No colégio, os interessados puderam ser vacinados, tiveram avaliação alimentar e nutricional, realizaram medição de altura e pesagem e foram orientados sobre escovação dentária. A agente de limpeza Renilda Martins aproveitou a oportunidade para aferir a pressão. Ela disse saber da importância de estar atenta ao organismo, mas tinha dificuldade de fazer o acompanhamento. “O dia é muito corrido. Tem o trabalho, tem as tarefas domésticas, e muitas vezes não sobra tempo para eu cuidar de mim mesma. Hoje os atendimentos praticamente bateram na minha porta e eu tive como vir. Estou muito satisfeita”. 

O Mutirão Social do Pacto Pela Vida tem o apoio das Bases Comunitárias de Segurança. O comandante da BCS do Bairro da Paz, Henrique Alves, ressalta o intuito da polícia de estar mais perto do cidadão. “A participação da polícia é justamente integrar a ação da Câmera de Prevenção Social, que ajuda a compor o [programa] Pacto Pela Vida, com a comunidade. É consolidar essa interação com a população que a gente já vem fazendo”.  

Capacitação e lazer
 
Para quem se interessa pelo mercado de trabalho, o mutirão deu a oportunidade de busca por emprego e capacitação. Por meio do Programa QualificaBahia, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foram ofertadas vagas de cursos técnicos. Já o Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) fez com que muitas pessoas deixassem o local com a entrevista de emprego agendada.

Carteiras do Passe Livre também puderam ser retiradas por pessoas com deficiência, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) orientou a população no local. “O mutirão é mais um esforço do governo de se aproximar mais da população através de intervenções sociais. Oferecemos diversos serviços importantes e que, a depender da rotina das pessoas, acabam ficando distante delas”, explica o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.

O mutirão ainda levou às crianças e aos jovens do bairro atividades recreativas, como pula corda, elástico, jogos de salão, bambolê, peteca, baleado, além de oficinas de leitura, pintura e criação de brinquedos reciclados. Apresentações culturais, como do Projeto Neojiba, completaram a programação. 
 
Fonte: SecomBA
Category: NOTÍCIAS | Views: 225 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa