Sexta-feira, 2024-04-19, 10:29 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Setembro » 3 » MÚSICA E EDUCAÇÃO TRANSFORMAM A VIDA DE IRMÃOS BAIANOS
8:42 AM
MÚSICA E EDUCAÇÃO TRANSFORMAM A VIDA DE IRMÃOS BAIANOS

Os irmãos gêmeos Mateus e Marcelo Gavazza dividem o tempo entre os livros e as partituras. Os dois formam a dupla de solistas da Orquestra de Violões do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). A história dos jovens moradores do bairro da Liberdade, em Salvador, começou a mudar no Colégio Estadual Rubén Dário, onde eles aprenderam os primeiros acordes. Os irmãos Gavazza abrem uma série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom) sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.

Professor de música da escola, Jairo Porto lembra bem da iniciação musical dos alunos. "Fui de sala em sala, no que eles se inscreveram a gente começou a dar uma lapidada, a ensinar escalas, partitura e aí eles deslancharam". Daí para o Neojiba foi questão de tempo e de uma dedicada rotina de ensaios e estudos e o talento aprimorado a cada dia. "A gente teve um objetivo. Viu uma oportunidade, a gente mete as caras", conta Mateus.

Harmonia na música e na vida

A mesma harmonia demonstrada pelos irmãos na execução de peças de música clássica, é vista também na certeza de que a arte e a educação abrem oportunidades para jovens como eles. "Nem me imagino sem música", revela Mateus quase ao mesmo tempo em que Marcelo o interrompe: "Nem imagino se não tivesse conhecido Jairo Porto naquele dia". E Marcelo completa: "Muita gente melhora o comportamento com a música. A música é o remédio da alma. É como se a gente estivesse sentado ao lado de Deus. Na orquestra a maioria das pessoas se inspira na gente".

Como no exemplo dos jovens músicos, o protagonismo juvenil através da arte, cultura e esporte faz parte das estratégias para o fortalecimento da educação básica na Rede Estadual, um dos cinco eixos temáticos do Programa Educar para Transformar - Um Pacto pela Educação. O projeto propõe a mobilização de toda a sociedade para a melhoria da qualidade de ensino no estado. Os demais eixos são: colaboração entre Estado e municípios; Educação Profissional; parcerias com universidades, empresas e organizações sociais e integração família-escola.

Category: NOTÍCIAS | Views: 305 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 50
Convidados: 50
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa