Quinta-feira, 2024-03-28, 11:43 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Janeiro » 8 » MUNICÍPIOS DO SERTÃO NORDESTINO IRÃO RECEBER AÇÕES DO PROJETO RONDON, CAPIM GROSSO ESTÁ ENTRE ELAS
11:24 AM
MUNICÍPIOS DO SERTÃO NORDESTINO IRÃO RECEBER AÇÕES DO PROJETO RONDON, CAPIM GROSSO ESTÁ ENTRE ELAS


A partir da próxima sexta-feira, 20 municípios dos Estados de Pernambuco, Piauí e Bahia receberão a Operação Canudos. A ação faz parte do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Durante 17 dias cerca de 400 rondonistas de outras regiões do país levarão ações de cidadania a essas localidades.

 

O objetivo do projeto é tornar viável a participação de universitários e professores nos processos do desenvolvimento local sustentável e do fortalecimento da cidadania em municípios mais isolados e carentes do país. A ação visa também à melhoria da qualidade de vida da população a partir iniciativas de caráter multiplicador, o que permite melhor aproveitamento pelos moradores dos conhecimentos repassados durante a operação.

 

A Operação Canudos ocorrerá entre os dias 11 e 27 de Janeiro. Nesse período, os rondonistas divididos em 40 equipes vão realizar capacitação nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente. De acordo com coordenador da Operação Canudos, coronel José Paulo da Cunha Victorio a maioria dos acadêmicos é das regiões Sul e Sudeste.

 

Para muitos dos participantes, este será o primeiro contato com moradores daquela região que todos os anos sofrem com a estiagem. Essas particularidades servem de estimulo para o envolvimento dos estudantes e professores, principalmente, com as questões sociais dos municípios. 

 

O coordenador destacou ainda que, pelo fato do Projeto Rondon ter iniciado na década de 60 e com atividades nos anos seguintes, a iniciativa já faz parte da história de vida de muitos brasileiros. Em alguns municípios que receberão a próxima operação, os moradores se recordam empolgados das ações realizadas há 30 anos. É o caso de Rodelas, localizado no Vale do São Francisco, distante 40 km de Salvador (BA). O município com mais de 7 mil habitantes receberá novamente ações de cidadania feitas pelo Rondon.

 

Participação acadêmica

 

Uma das universidades selecionadas para participar dessa etapa é a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Univates), do Rio Grande do Sul. A instituição conduzirá as atividades planejadas para o município de Paulistana, no estado do Piauí.

 

A equipe da Univates, coordenada pela professora Dorli Maria Schneider, vai realizar oficinas nas áreas de comunicação e texto; meio ambiente; reciclagem; dança entre outras. Dorli que esteve no município na fase preparatória destaca as características da localidade e os critérios para definir a programação.  "O município é pequeno e sua economia, baseada, principalmente, no comércio. Há poucas árvores e faz sete meses que não chove lá. Praticamente, não há mais plantas nas margens dos rios, vamos pensar em ações de conscientização sobre o uso da água”, diz a professora. Ela adverte que o grande desafio dos rondonistas é conquistar a comunidade para participar das palestras e oficinas.

 

 Além disso, envolver nas atividades o maior número de agentes multiplicadores, como professores, profissionais de saúde e lideranças locais que darão continuidade aos trabalhos após o encerramento da operação.

 

Nesta operação, os universitários terão o apoio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada, responsável pelo transporte, segurança, alimentação e hospedagem dos participantes.

 

Municípios da Operação Canudos

 

Bahia: Abaré, Antonio Gonçalves, Cansanção, Chorrochó, Itiúba, Jaguarari, Mucururé e Rodelas.
Pernambuco: Afrânio, Lagoa Grande e Santa Filomena.
Piauí: Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Jacobina do Piauí, Paulistana, Patos do Piauí, Queimada Nova, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Simões.

 

Cerimônia de abertura

 

Local: Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Endereço: Avenida Antonio Carlos Magalhães 510 – Juazeiro
Data: 13 de janeiro
Hora: 10h

 

Além da operação Canudos, outras duas estão previstas para este mês: Operação "2 de Julho” e Operação São Francisco. Os rondonistas da Operação 2 de Julho irão atuar no Estado da Bahia , sendo que o município de Capim Grosso estará incluso, os da São Francisco, nas ações  que ocorrerão nos Estados de Sergipe e Alagoas.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Category: NOTÍCIAS | Views: 529 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa