Sexta-feira, 2024-04-26, 9:58 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 28 » MULHERES SÃO HOMENAGEADAS NO DIA DE COMBATE À MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL
3:29 PM
MULHERES SÃO HOMENAGEADAS NO DIA DE COMBATE À MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL

No dia em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna e Neonatal, as mulheres baianas foram beneficiadas com diversas ações de promoção da saúde. Como resultado da parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o Programa Saúde da Mulher levou, nesta quinta-feira (28), serviços especializados para a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, enquanto gestantes receberam enxovais na sede das VSBA, no Campo Grande. 

Para feirantes e moradoras das regiões próximas à Feira de São Joaquim foi instalada uma tenda no espaço da feira, onde as mulheres foram orientadas sobre higiene bucal e receberam um kit contendo escova, pasta de dentes e fio dental, e tiveram aula sobre escovação. Também passaram por avaliação oftalmológica, aprenderem dicas de nutrição em estandes montados por profissionais da área e puderam cuidar da beleza. Massagem e tratamento e corte nos cabelos foram oferecidos gratuitamente. 

Doações de sangue

O Hemóvel, veículo da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), coletou doações de sangue e realizou cadastro de doadores de medula óssea. Em uma espécie de laboratório móvel, 40 mulheres, entre 40 e 69 anos de idade, realizaram mamografias, com a apresentação do documento de identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma oportunidade para pessoas como Solange Maria da Conceição, que representa a terceira geração de uma família de trabalhadores da Feira de São Joaquim e não têm oportunidade de cuidar da saúde, em decorrência da rotina.

“Minha avó e mãe foram mulheres feirantes e já tenho filhas que trabalham aqui. Com muito orgulho criei meus filhos com a renda do que vendo em São Joaquim. Desde muito nova eu saio de casa às quatro horas da manhã e volto já às nove da noite. Posso estar doente ou com qualquer problema, mas não deixo de vir. Não me lembro da última vez que fui ao médico por causa do trabalho. Acho que foi para ter minha última filha, que hoje já me deu um neto. Então tem muitos anos”, afirmou Solange. 

Para a secretária Olívia Santana, a ideia é trabalhar com a prevenção dessas mulheres que não são percebidas, no dia a dia, como entes necessitados de cuidados. “Em diálogo com diversos grupos, a secretaria decidiu homenagear as mulheres feirantes, que estão acostumadas a optar pelo sustento e subsistência quando precisam escolher entre cuidar de si e cuidar do trabalho. Queremos que elas recebam a atenção que merecem para serem saudáveis e terem vida longa”. 

Entrega de enxovais 

Na sede das Voluntárias Sociais da Bahia, no Campo Grande, 80 gestantes receberam um kit enxoval após participar de projeto promovido pelo grupo e realizar o neonatal. Foram mulheres escolhidas entre grávidas cadastradas na Base Comunitária de Segurança do Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na Associação de Moradores de Cosme de Farias, no Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina e na Associação de Moradores da Palestina. 

Grávida do primeiro filho, que vai se chamar Pedro Henrique, a secretária Jéssica Santana Pereira, 22, disse que se sente mais segura ao participar de ações como essa. “É uma fase que a gente está mais sensível. Muitas mães não têm condições de comprar tudo para o filho e é muito bom que ações, como essa, façam a gente se sentir mais confortável e acolhida”, disse a jovem sobre o tratamento recebido ao participar do projeto. 

De acordo com a diretora-geral das VSBA, Neyliane Lemos, a iniciativa não acontece unicamente pelo dia 28 de maio. Faz parte do programa de assistência social e de melhoria da saúde materna e neonatal em realização pela instituição. “A ideia da ação é incentivar e promover a saúde dessas mulheres, que participam de palestras educativas e recebem os kits como incentivo para a realização do pré-natal, atuando na conscientização e na melhora da qualidade de vida da mãe e do bebê”. 

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 269 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa