O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou,
nesta quarta-feira (11), que a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba)
restabeleça o contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), com urgência, para
que os consumidores possam voltar a pagar as contas de energia elétrica nas
casas lotéricas. O pagamento nas lotéricas foi suspenso no dia 1º de
junho. Desde então, a Coelba estabeleceu locais para a quitação do
boleto. Contudo, os consumidores reclamam das longas filas enfrentadas nos
locais e da demora para o pagamento. De acordo com o MP, além da recomendação
para o restabelecimento de contrato a Caixa, foi recomendado também que a
Companhia não suspenda o fornecimento de energia para consumidores
inadimplentes, nem aplique multas aos usuários que estejam com faturas
atrasadas, em relação ao período compreendido entre o dia da rescisão oficial
do contrato até o momento em que ele for restabelecido. Em nota, a Coelba
informou que recebeu a notificação do MP, mas que não tem conhecimento de
recomendação expressa para que restabeleça o contrato com a Caixa Econômica
Federal. No comunicado, a empresa disse também que apresentará manifestação
dentro do prazo concedido pelo MP.