Sexta-feira, 2024-04-19, 7:06 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2014 » Agosto » 1 » MP DENUNCIA EMPRESÁRIOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA
10:01 AM
MP DENUNCIA EMPRESÁRIOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA

Um grupo de informática e 27 estabelecimentos do setor alimentício foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por crimes de formação de quadrilha e sonegação fiscal. O documento, apresentado na última quarta-feira, 31, reúne indícios de que o proprietário da Netoworks Informática Limitada, Luiz Barreto Neto - em associação com donos de pelo menos 27 bares, pizzarias e restaurantes de Salvador -, teria montado o esquema fraudulento que lesou o estado em mais de R$ 14 milhões. Conforme as investigações, iniciadas em 2004, o empresário oferecia e instalava versões não autorizadas do software Colibri nos computadores dos estabelecimentos envolvidos na prática ilegal. Este programa de informática permitia a desativação do emissor de cupom fiscal (EFC), o que impediu o registro de operações tributáveis no período de 2004 a 2007, conforme o MP-BA. "Os valores disponibilizados à Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) eram sempre inferiores aos reais", explica Vanezza Rossi, promotora de justiça à frente do caso. Restaurantes conhecidos, como o Baby Beef (Iguatemi), a Porteira (Boca do Rio e Dique do Tororó), Companhia da Pizza (Imbuí e Rio Vermelho) e o Alfredo di Roma (Ondina), estariam envolvidos na fraude. As provas levantadas contra os denunciados foram obtidas a partir de mandados de busca e apreensão, interceptação telefônica e quebra de sigilo bancário e fiscal, expedidos pela 1ª Vara Crime de Salvador, entre 2004 e 2007. Segundo informações do Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gaesf), evidências forneceram detalhes da participação de cada investigado e revelou que o dono da Netoworks ainda oferecia treinamento aos funcionários dos estabelecimentos para lesar o fisco por meio do Colibri.

Penas : A denúncia vai gerar uma ação penal, a ser apreciada na 1ª Vara Crime. Os investigados podem ser condenados à pena máxima de 12  anos de reclusão, por sonegação de impostos, e até 3 anos, por formação de quadrilha, conforme a promotora Rossi. "Esse dinheiro sonegado poderia servir para a promoção de políticas públicas no âmbito da saúde, educação e infraestrutura. Esse dano, na verdade, é contra a sociedade", disse.

Força-tarefa: A denúncia apresentada    à Justiça é resultado da Operação Tesouro, efetuada pelo Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e pelo  Núcleo de Inteligência Criminal (NIC) - ambos do Ministério Público da Bahia (MP-BA) -, em conjunto com a Sefaz e  a Delegacia de Crimes  Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). De acordo com a promotora de Justiça Vanezza Rossi, os primeiros indícios de fraude datam de 2004. Em outubro de 2007,  sete pessoas foram presas temporariamente (proprietários de restaurantes, da empresa Netoworks Informática e da Stella Sistem, outra empresa de informática), conforme o MP-BA. Na ocasião,   foram apreendidos computadores, máquinas  de emissão de nota fiscal,  de cartões de créditos e  notas fiscais, que, em seguida, foram periciados pelo Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto. Os mandados foram expedidos pela Justiça e cumpridos pela Dececap.  Conforme a promotora, o processo demorou para   ser concluído devido à complexidade do caso. "Foi registrada uma série de processos administrativos, e os envolvidos sempre  recorriam. Só agora,  que não coube mais recurso, pudemos concluir", disse. Conforme o Gaesf, as  investigações  continuam.

Empresas : O presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, preferiu não se pronunciar, porque, segundo ele,  os advogados que acompanham o caso ainda não tiveram acesso à denúncia.

Fonte: Voz da Bahia

Category: NOTÍCIAS | Views: 355 | Added by: monica01 | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 30
Convidados: 30
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa