MORRE PAULO MACHADO EX-PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM - 30 April 2016 - JORGEQUIXABEIRA
Wednesday, 2016-12-07, 7:06 PM
Welcome Guest | RSS

Menu
Login
Categorias
Cesta
Your shopping cart is empty
Pesquisar
Metereologia
Main » 2016 » April » 30 » MORRE PAULO MACHADO EX-PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM
0:36 AM
MORRE PAULO MACHADO EX-PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM

Chega ao fim a luta física de um mestre, amigo, educador, doutor, ex-prefeito, ex-padre, PAULO MACHADO, que desde o início do mês em curso vinha lutando pela vida, internado no Hospital Bahia em Salvador, em decorrência de complicações de saúde.

É com muita tristeza que a cidade de Senhor do Bonfim, cidade na qual ele escolheu dentre tantas outras para dedicar-se da melhor forma possível, recebe a notícia de sua morte.

Começam a chegar mensagens de solidariedade de diversos amigos da Bahia, mensagens essas que postaremos posteriormente.

Paulo Batista Machado

Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Campus VII – Senhor do Bonfim – Bahia

Doutor em Educação (Ph.D)
Université du Québec à Montréal (UQAM)

Montréal – Canadá

Pos-Doutor em Educação pela UFBA
Nasci em um sábado, 12 de fevereiro, às onze horas da manhã, filho do então vaqueiro Oldon Machado e da dona de Casa Altanisia Batista Machado (dona Noca). Não me pergunte onde, porque não sei. Fui registrado na cidade de Itapé, Bahia, como tendo nascido às margens do Rio Colônia. 

Minha identidade marca que nasci em Itabuna, Bahia. Meus pais me diziam que eu tinha nascido em uma fazenda entre essas duas cidades. Mas de coração mesmo eu sou é bonfinense. Se fosse escolher, teria escolhido para nascer em Senhor do Bonfim, cidade de porte médio da Bahia.

Nasci no mesmo dia que Abraão Lincoln (1809), Michel de Saint-Pierre, romancista francês (1916) e Charles Darwin (1809).

No ano em que nasci (1949) os russos mostraram-se possuidores da bomba atômica. Foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O americano Eniac inventou a primeira calculadora eletrônica, a África do Sul iniciou o apartheid, os ingleses deixaram a índia e Georges Orwell publicou o seu famoso ''1984''.

Sou de aquário, da mesma forma que Mozart, Farrah Fawcett, Julio Verne e Ronald Reagan.
Meu planeta é Urano, meu metal é o chumbo, minha pedra é a ametista e minha flor é a mandrágora. O número 5 simboliza minha maneira de ser.

Sou indiferente a mim mesmo, altruísta e adoro dar uma mãozinha às pessoas. Sou muito curioso intelectualmente e sempre me volto ao coletivo e ao universal. Anticonvencional, sou mais chegado a uma criação ou inovação. Sentimental, tenho uma forte tendência a fazer amizades. Tenho um desejo imperioso de liberdade, nunca estou satisfeito mas me adapto com facilidade às novas situações, tanto no plano emocional como profissional. Os hábitos e as rotinas me matam. Uma tendência à dispersão, não posso negar.

ECCE HOMO!

Quanto a estudos e trabalho, já andei meio mundo: Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes (Senhor do Bonfim - Bahia), Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho (Amargosa - Bahia), Seminário Central da Bahia (Salvador) e fiz Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira, Rio de Janeiro. Estes estudos me permitiram ser ordenado sacerdote católico apostólico romano aos 16 de julho de 1972, na Catedral de Senhor do Bonfim, Bahia. Após trabalhar como padre na Paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Judas Tadeu, em Anchieta, Rio de Janeiro, ajudando o então vigário Pe. Daniel Reyero Diez (grande alma, grande espanhol...) fiz a seguinte trajetória: Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, abrangendo os municípios de Saúde, Caldeirão Grande e Mirangaba, na Bahia; Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, Rio de Janeiro; Vigário de Senhor do Bonfim. Em 1981 conheci uma morena encantadora e... olha eu casado! Salve, Dione Gonçalves, agora também Machado, minha cara metade.

Concluí meu curso de Filosofia na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, Minas Gerais. Fiz licenciatura de História na Universidade Católica de Salvador. Cursei mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia e me doutorei em Educação na Universidade do Quebec em Montreal (UQAM).

Como professor, fui Diretor do Colégio Osvaldo Pereira, em Saúde, Bahia; do Ginásio Diocesano de Senhor do Bonfim, Bahia; da Universidade Católica de Salvador, da Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim, FESB, pertencente à Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Tendo lecionado em colégios de primeiro e segundo grau, mantendo inclusive um contrato sem vencimentos como professor federal de segundo grau, dedico-me ultimamente ao ensino superior.
Sou casado com uma bela morena chamada Dione, e Deus nos deu seis filhos: Wel­lington, Wilma, Camila, Carolina, Felipe e Paulo Segundo.
Poeta, historiador e cronista nas horas vagas, à par de vários artigos em revistas, já publiquei: “Maricá meu Amor”, “Viagem” (em co-autoria com Wanderley F. Mendes), “Re-vivências”, “Cartilha histórica sobre as orígens de Senhor do Bonfim”, “Dom Antônio Monteiro: um santo vela sobre nós”, “Senhor do Bonfim: minha rua, minha história”, “Notícias e saudades da Vila Nova da Rainha”, “Três longas poesias e alguns poemas curtos”, “Tijuaçu: uma resistência negra no semi-árido baiano”, “Introdução Teórico-Metodológica à Teoria das Representações Sociais”. .

Presidente Fundador e membro da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB), pertenço à Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (ACLERJ), ao Instituto Histórico de Niterói e ao Ateneu Angrense de Letras e Artes, de Angra dos Reis.
Vice-Prefeito de Senhor do Bonfim, fui também Secretário de Educação, Cultura e Esporte do município e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia. Foi eleito prefeito de Senhor do Bonfim, Bahia, pelo Partido dos Trabalhadores, em coligação com o PC do B, PV, PSB, PMN, PSDB, PHS, PSL, PRB, para o quadriênio 2009-2012

Fonte: BLOG DO PAULO MACHADO

 

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 283 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total online: 40
Guests: 40
Users: 0
Sites

Copyright MyCorp © 2016