Terça-feira, 2024-04-16, 7:02 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Julho » 13 » MORRE AOS 63 ANOS A EX-MINISTRA DE IGUALDADE RACIAL LUIZA BAIRROS
6:41 PM
MORRE AOS 63 ANOS A EX-MINISTRA DE IGUALDADE RACIAL LUIZA BAIRROS
A ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, morreu na manhã desta terça-feira (12) em Porto Alegre. Luiza lutava contra um câncer de pulmão.
 
Gaúcha, Luiza teve todo o seu histórico de militância negra e feminista construído na Bahia, estado onde tornou-se secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), em agosto de 2008. 
 
Secretária do governo Jaques Wagner, Luiza Bairros foi convidada pela presidente Dilma Rousseff a assumir o ministério da Igualdade Racial. Conhecida do movimento negro, sua indicação para assumir o Ministério da Promoção da Igualdade Racial foi muito comemorada pela comunidade negra baiana.
 
"Ela foi do movimento negro a vida toda e adotou a Bahia como a casa dela. É uma perda para a população, especialmente para o movimento negro. Uma perda irreparável. Ela era brilhante, bem-humorada, militante. Quando ela falava, ela tinha uma voz muito grave, parava todo mundo para escutar. Quem falava depois dela quase não tinha o que dizer. Era muito eloquente, inteligente", lembra a amiga e jornalista Isabel Ribeiro, que trabalhou com Bairros na Sepromi.
Luiza tinha pós-graduação em Sociologia e mestrado em Ciências Sociais pela Ufba, com vários livros publicados sobre as lutas dos negros e das mulheres. 
 
Em entrevista ao CORREIO, em 2011, Luiza Bairros falou de sua vida na Bahia, para onde se mudou em agosto de 1979. "Eu fazia parte do movimento estudantil e vim a Salvador pela primeira vez participar de um encontro de estudantes de Administração. Chegando aqui eu percebi a predominância da população negra, além dos atrativos turísticos da cidade, e resolvi vir morar aqui. Ser negra numa sociedade majoritariamente negra, como Salvador, é bem diferente de ser negra numa sociedade de brancos em Porto Alegre", disse.
 
Não há informações sobre o sepultamento da ex-ministra.
Informações do Correio 
Category: NOTÍCIAS | Views: 346 | Added by: Milena | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa