Terça-feira, 2024-04-23, 8:41 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Abril » 14 » MINISTRO VISITA TERREIRO E MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
11:58 AM
MINISTRO VISITA TERREIRO E MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Em visita a Salvador para uma série de reuniões com autoridades, gestores culturais e artistas baianos, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, visitou nesta segunda-feira (13) o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro, e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MunCAB), no Centro Histórico da capital. Os encontros fazem parte da Caravana da Cultura, ação realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para estreitar relações com a sociedade e conhecer nos estados as principais demandas do setor.

No terreiro, o ministro foi recebido pela ialorixá da casa, mãe Stella de Oxossi, e conheceu o projeto Animoteca, uma biblioteca móvel instalada um ônibus para levar livros, áudios e vídeos sobre religiosidade. Além do Candomblé, há obras sobre cristianismo, budismo, islamismo, judaísmo, entre outras crenças. Para a mãe Stella, cultura e religiosidade são fundamentais para a sociedade. “Quem não precisa de cultura? E por outro lado a cultura também precisa do axé, porque sem bons pensamentos nada é feito, sem a bênção dos orixás também”.

 


No MunCAB, Juca Ferreira participou da abertura da exposição ‘Transpassagens’, do artista plástico J. Cunha, que assina o livro ‘Histórias de Ogum’, com textos de Mabel Velloso, lançado na ocasião. O ministro avaliou a conclusão do projeto do espaço que funciona no antigo prédio do Tesouro. “Precisamos acelerar o processo, existe uma obra a ser feita na recuperação do prédio e a construção de um anexo para que o projeto seja completado”. Participaram das visitas os secretários estaduais de Cultura, Jorge Portugal, e de Turismo, Nelson Pelegrino.

Ainda na capital baiana, o ministro vai nesta terça-feira (14) ao Teatro Castro Alves (TCA) e ao Centro de Atendimento ao Turista, no Pelourinho, e participa de Roda de Conversa com o secretário Jorge Portugal, gestores culturais e representantes da sociedade civil, no Teatro Vila Velha. Antes da Bahia, a Caravana da Cultura teve edições na região do Cariri e Fortaleza, no Ceará, e em São Luís do Maranhão.

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 320 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa