Quarta-feira, 2024-04-24, 8:19 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Maio » 21 » MINA DE DIAMANTES É DESCOBERTA NO SERTÃO BAIANO
12:39 PM
MINA DE DIAMANTES É DESCOBERTA NO SERTÃO BAIANO


Uma mina de diamantes foi descoberta no município de Nordestina, em pleno Sertão da Bahia. A exploração desse mineral será realizada pela Lipari, uma empresa da Bélgica. Essa será a primeira mina de diamantes extraídos diretamente da rocha na América Latina. Essa mina promete mudar a economia do município, que hoje conta com 12 mil habitantes.

A notícia foi dada pelo jornal Estado de São Paulo. De acordo com a reportagem do periódico, a mineradora já investiu R$ 60 milhões na unidade e tem planos de aplicar mais R$ 30 milhões ao longo deste ano para acelerar as pesquisas e iniciar a comercialização do minério já no fim de 2014.

Somente a produção do município de Nordestina promete aumentar cinco vezes a oferta nacional de diamantes.

Ainda em fase de pesquisas, o geólogo que coordena o trabalho da Lipari no sertão baiano, Christian Schobbenhaus, afirmou ao Estadão que estima em pouco mais de 2 milhões de quilates de diamante a capacidade total das minas em Nordestina, que fazem parte do projeto Braúna. Um quilate de diamante de rocha kimberlítica é negociado, hoje, a cerca de 310 dólares. O kimberlito é uma rocha rara, que forma o manto da terra. Chega à superfície após uma erupção vulcânica. De acordo com a reportagem, foi nessas explosões, ocorridas há bilhões de anos, que o kimberlito trouxe para próximo da superfície terrestre os diamantes.

Fonte: Aratu Online

Category: NOTÍCIAS | Views: 837 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 41
Convidados: 41
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa