MINA DE DIAMANTES É DESCOBERTA NO SERTÃO BAIANO - 21 May 2013 - JORGEQUIXABEIRA
Saturday, 2014-12-20, 9:38 AM
Welcome Guest | RSS

Menu
TV JORGEQUIXABEIRA
                                                                          
Login

Categorias
Pesquisar
Metereologia
Resumo da sua novela Favorita
Main » 2013 » May » 21 » MINA DE DIAMANTES É DESCOBERTA NO SERTÃO BAIANO
11:39 AM
MINA DE DIAMANTES É DESCOBERTA NO SERTÃO BAIANO


Uma mina de diamantes foi descoberta no município de Nordestina, em pleno Sertão da Bahia. A exploração desse mineral será realizada pela Lipari, uma empresa da Bélgica. Essa será a primeira mina de diamantes extraídos diretamente da rocha na América Latina. Essa mina promete mudar a economia do município, que hoje conta com 12 mil habitantes.

A notícia foi dada pelo jornal Estado de São Paulo. De acordo com a reportagem do periódico, a mineradora já investiu R$ 60 milhões na unidade e tem planos de aplicar mais R$ 30 milhões ao longo deste ano para acelerar as pesquisas e iniciar a comercialização do minério já no fim de 2014.

Somente a produção do município de Nordestina promete aumentar cinco vezes a oferta nacional de diamantes.

Ainda em fase de pesquisas, o geólogo que coordena o trabalho da Lipari no sertão baiano, Christian Schobbenhaus, afirmou ao Estadão que estima em pouco mais de 2 milhões de quilates de diamante a capacidade total das minas em Nordestina, que fazem parte do projeto Braúna. Um quilate de diamante de rocha kimberlítica é negociado, hoje, a cerca de 310 dólares. O kimberlito é uma rocha rara, que forma o manto da terra. Chega à superfície após uma erupção vulcânica. De acordo com a reportagem, foi nessas explosões, ocorridas há bilhões de anos, que o kimberlito trouxe para próximo da superfície terrestre os diamantes.

Fonte: Aratu Online

Category: NOTÍCIAS | Views: 445 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total online: 31
Guests: 30
Users: 1
tainá
Sites

Copyright MyCorp © 2014
Create a website for free