Quinta-feira, 2024-03-28, 10:34 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Agosto » 30 » MIGUEL CALMON: REUNIÕES DISCUTEM PLANEJAMENTO DO PROGRAMA GERARLEITE
11:45 PM
MIGUEL CALMON: REUNIÕES DISCUTEM PLANEJAMENTO DO PROGRAMA GERARLEITE

Com o terceiro maior rebanho de vacas leiteiras do País, a Bahia tem o Programa Geraleite como grande aliado dos produtores, ajudando no rendimento dos seus rebanhos. O Geraleite é uma parceria do Sebrae com o Sistema Faeb/Senar (Federação da Agricultura do Estado da Bahia e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). .


Atualmente, o programa, voltado para propriedades leiteiras ligadas a uma agroindústria, conta com 22 grupos de produtores divididos por municípios ou regiões. Na última terça-feira, 28, representantes de quatro desses grupos (Tapiramutá/Piritiba, Miguel Calmon, Capela do Alto Alegre e Quicé) estiveram reunidos no município de Miguel Calmon para avaliação e planejamento da agenda do Geraleite para os próximos meses.

Na reunião, o coordenador de Programas do Senar, Carlos Alberto Seixas Rios, e o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, puderam ouvir os Gestores de Campo e Gestores de Reprodução (agrônomos e veterinários) que atendem os grupos representados.

Geronilson Ferreira ressaltou a importância do Programa Geraleite para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado. Ele também falou da oportunidade de troca de experiências durante esses encontros. "Nestas reuniões, as entidades parceiras se encontram com os técnicos dos programas, momento de troca de experiência e integração das ações desenvolvidas dentro do programa”, disse.

Para Carlos Alberto Rios, o momento é de avaliação do cumprimento do planejamento técnico. "O problema de baixa produtividade é sanado através do cumprimento do planejamento técnico. Este é o indicativo que o produtor está disposto a aprender e o comprometimento com o programa é o único requisito para fazer parte do Geraleite”, concluiu.

O professor doutor Edmundo Benedetti, titular do Departamento de Produção Animal da Universidade de Uberlândia, também esteve presente na reunião. "Os principais problemas enfrentados pelos produtores são o desconhecimento da utilização de tecnologia de produção, a falta de especialização de mão-de-obra e o uso inadequado de recursos naturais. Seguindo as orientações técnicas e investindo em reserva alimentar, podemos avançar ainda mais”, avaliou Benedetti.

O Gestor do Sebrae, Jonilson Lima, foi apresentado como o novo Gestor do Projeto Bovinocultura de Leite e já participa das próximas reuniões.

Confira o calendário das próximas reuniões:

13/09 - Quicé;
24/09 – Miguel Calmon;
27/09 - Tapiramutá/Piritiba;
28/09 – Capela do Alto Alegre.

Fonte:
Tamara Leal
Category: NOTÍCIAS | Views: 511 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa