Sábado, 2024-04-27, 1:35 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Junho » 1 » MEC VAI ALTERAR PERGUNTA EM QUESTIONÁRIO DO ENEM SOBRE "EMPREGADA MENSALISTA"
6:41 PM
MEC VAI ALTERAR PERGUNTA EM QUESTIONÁRIO DO ENEM SOBRE "EMPREGADA MENSALISTA"


O Ministério da Educação vai mudar trecho de questionário para inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao fazer o processo, por meio de site específico, o candidato preenche um questionário socioeconômico e declara informações como o grau de escolaridade dos pais, o rendimento mensal da família e o que possui em casa. É justamente esse último ponto que será alterado. Entre os pontos questionados na pergunta ("Você tem em sua residência?") estavam, além de itens como rádio, automóvel, telefone celular e acesso à internet, o item "empregada mensalista”.


"O ministro Aloizio Mercadante considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores”, afirma trecho de nota do MEC sobre o assunto.

A assessoria de imprensa da pasta destacou ainda que o questionário "tem o objetivo de ajudar a identificar fatores para entender e explicar o desempenho do participante” e que as questões estão baseadas "no Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP)”. "As questões que identificam a classe social estão em sequência”, diz a nota.

Enem 2013


O número de inscrições na edição deste ano foi recorde: ao todo, foram 7.834.024 candidatos. Em 2012, foram 6,4 milhões. A região Sudeste foi a que mais teve inscrições com pouco mais de 2.832.082 milhões de candidatos na região. O Estado de São Paulo concentrou o maior número de inscritos com 1,23 milhão, o que equivale a 15,8% do total. Os Estados do Amapá, Ceará e Tocantins registraram os maiores índices de crescimento do número de inscritos em comparação ao ano passado - 56,36%, 40,36% e 38,95%, respectivamente.



O número de candidatos que efetivamente fará a prova pode cair, já que estudantes pagantes tiveram até quarta-feira (29) depositar a taxa de inscrição. Estão automaticamente isentos do pagamento os estudantes que concluem o ensino médio em 2013, matriculados em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. O participante que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisa pagar para fazer a prova.

Concluintes
Mercadante destacou ainda que quase a totalidade dos concluintes do ensino médio deste ano, segundo previsão da pasta, farão o Enem 2013. Ao todo, são 1,63 milhão de concluintes dessa etapa do ensino inscritos na edição deste ano.

A estimativa do MEC é de que ao todo são 1,8 milhão de concluintes no país, entre alunos da rede pública e privada. "O Enem virou quase que um objetivo universal para os estudantes do ensino médio do país”, disse Mercadante.

 
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h. Os portões, porém, serão abertos às 12h. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

 
O MEC destaca também que uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas ProUni (Universidade para Todos) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Para o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), a política de cotas, as bolsas do Prouni e o Fies, por exemplo, são fatores que ajudaram a impulsionar o número de inscritos no exame. "Tudo isso levou a uma expansão muito grande”, disse o ministro em coletiva de imprensa na terça-feira (28).


Problemas
Na madrugada de segunda-feira (27), último dia para o candidato realizar a inscrição, uma mensagem de "inscrições encerradas” apareceu indevidamente no site do Enem 2013. A mensagem incorreta permaneceu no ar por cerca de 15 minutos - nesse período, o processo de inscrição não foi interrompido, disse a pasta.

 
Na terça-feira, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) informou que o site para inscrições do Enem 2013 sofreu dois ataques de hackers, de impacto "pequeno e médio” no sistema. Os ataques, disse o ministro, não impactaram no processo de inscrição e não teve a ver com a falha momentânea que aconteceu na segunda.

Fonte: Correio

Category: NOTÍCIAS | Views: 425 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa