Sábado, 2024-04-20, 5:44 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Novembro » 19 » MEC DIVULGA NOVA REGRA PARA MATRICULAS NAS UNIDADES DE ENSINO EM 2011
10:55 AM
MEC DIVULGA NOVA REGRA PARA MATRICULAS NAS UNIDADES DE ENSINO EM 2011
http://www.atarde.com.br/arquivos/2010/11/205946.jpg
É comum ouvir pais se gabando de que os filhos estão em séries adiantadas nas escolas. No entanto, especialistas afirmam que a precocidade de crianças nos estudos não é tão importante assim para a estruturação pedagógica nem psíquica delas. Pensando em ajustar essa realidade, o Conselho Nacional de Educação (CNE) criou uma resolução que estabelece novas regras para a matrícula de crianças, tanto em escolas públicas como particulares.
Para ingressar no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), o aluno deve ter 6 anos, ou completá-los até 31 de março do ano da matrícula. As crianças que completarem 6 anos após essa data terão de ser matriculadas na educação infantil (antiga pré-escola).
No entanto, a resolução do CNE abre uma exceção, visando ajustar-se à realidade e dar tempo para convencer os pais da importância dessas novas regras: a criança, mesmo com 5 anos, que tiver estudado dois anos da educação infantil poderá entrar o 1º ano do ensino fundamental sem ter completado 6 anos.
Sugestão - Segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC), a nova faixa etária para ingresso no ensino fundamental é uma "sugestão” e não precisa ser adotada obrigatoriamente. As escolas têm autonomia para seguir ou não a mudança. Mas o MEC alerta que já é obrigatório por lei que crianças estejam nas escolas a partir dos 4 anos.
A resolução tem deixado muitos pais confusos e indignados com a possibilidade de os filhos repetirem a mesma série por ainda não terem a idade recomendada. É o caso de Analu Pereira. A filha dela, Maria Eduarda, de 7 anos, hoje no 1º ano do ensino fundamental, estudou dois anos a mesma série no ensino infantil porque ainda não havia completado 6 anos.
"A professora dela disse que foi bom, pois ela chegou ao ensino fundamental mais madura. Eu não fiquei feliz com essa história, até porque os professores já diziam que ela tinha condições de ingressar no 1º ano mais nova”, comenta a mãe.
Category: CURIOSIDADES | Views: 634 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 38
Convidados: 38
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa