Sexta-feira, 2018-07-20, 7:27 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Main » 2018 » Março » 26 » MEC ANUNCIA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO DE MEDICINA PARA IRECÊ E MAIS TRÊS CIDADES
11:12 PM
MEC ANUNCIA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO DE MEDICINA PARA IRECÊ E MAIS TRÊS CIDADES

Irecê e mais três municípios baianos foram selecionados na última quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde para instalação do curso de graduação em Medicina. As outras cidades da Bahia são Porto Seguro, Valença e Brumado.

Na segunda-feira (19), o prefeito Elmo Vaz e secretária de Saúde, Ana Cácia Nunes estiveram em Brasília para assinatura do termo de compromisso para implantação do curso.  "Esse é um fato histórico, que precisa ser comemorado. A partir de agora abrigaremos futuros médicos da região e de outras cidades. Antes essas pessoas tinham que ir morar em outras cidades e até no exterior para cursar Medicina, e agora ficarão em sua própria região”, afirmou Elmo.

No total, 28 municípios brasileiros foram contemplados. "O primeiro propósito com a implantação desses novos cursos é preservar a qualidade da formação médica no Brasil", explicou o ministro da Educação, Mendonça Filho. "Em segundo lugar, vamos gerar mais oportunidade na formação médica em municípios distantes, onde a população muitas vezes não tem acesso a médicos e profissionais ligados à saúde. Expandir e interiorizar a formação médica é fundamental para que a gente possa ter uma boa formação de um lado e mais oportunidades para quem precisa de acesso a saúde de boa qualidade".

Para o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Henrique Sartori, para autorizar a abertura de vagas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, foi feito um levantamento a fim de identificar quais municípios estavam em condições de receber os novos cursos de medicina. "Os municípios selecionados passaram por uma seleção criteriosa em relação à sua capacidade de saúde", disse.

Ainda segundo Henrique, foram analisados os equipamentos de saúde que existem no município, tudo aquilo que indica a Lei nº 12.871, que é a Lei dos Mais Médicos, em relação ao quantitativo de leitos no município, ao hospital com potencial para se tornar um hospital de ensino, equipe de atenção básica e um campo de prática que garanta aos alunos uma boa educação e uma educação de qualidade. O Ministério da Educação (MEC) já avaliou de forma positiva o hospital Dr. Mário Durado Sobrinho – o Regional de Irecê – que está habilitado pelo órgão do governo federal para se tornar uma Unidade de Ensino Universitário.

Fonte: Central Noticias

Category: NOTÍCIAS | Views: 105 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 18
Convidados: 18
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa