Terça-feira, 2024-04-23, 10:51 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Agosto » 14 » MATA BRANCA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES DE ITATIM
11:38 AM
MATA BRANCA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES DE ITATIM


Os alunos das escolas municipais Marcos Marciel, Jesus de Nazaré, José de Alecar, Piderp e São José, localizadas no município de Itatim, participaram de uma atividade de Educação Ambiental, neste mês de agosto. A iniciativa foi realizada pelo Projeto Mata Branca, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura de Itatim.

Foram realizadas visitas ao Viveiro de Produção de Mudas na Comunidade de Capoeiras e a Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras na Comunidade de Lagoa de Tanquinho, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como é feito a mistura com terra, areia e adubo curtido para plantar as espécies, métodos de quebra de dormência das sementes, como é feita a enxertia, como é realizado o plantio de palmas adensadas, quais foram as áreas escolhidas para recuperação e como funciona o Projeto Mata Branca na Bahia.

Dentre as espécies do Viveiro estavam o Pau-ferro, Gonçalo, Caraibeira, Murungu, Umbu, Ipê-amarelo e Umburana. De acordo com a técnica do Mata Branca, Ane Tayse Queiroz, os alunos ficaram maravilhados com a quantidade de espécies, com o sistema de irrigação e com as mudanças de características de cada região. "Foi muito emocionante. Quando chegaram, a primeira pergunta que fizeram: Porque aqui tem árvores grandes, e na minha região não tem?”

O presidente da Associação dos Produtores de Pequenos e Grandes Animais de Itatim, Deusdete, contou que ele foi uma das pessoas que desmatou bastante a região por falta de conhecimento. Mas hoje, com 57 anos de idade, já tem uma visão diferente. Só faz plantar e tenta passar esta experiência para seus filhos, netos e outras pessoas da comunidade.

A construção do Viveiro de Mudas foi uma das metas do Subprojeto Recuperação de Nascentes e Áreas Degradas da comunidade de Capoeiras. A meta prevista inicialmente era a produção de 20 mil mudas, para recuperação de nascentes e áreas degradadas na propriedade de produtores rurais da comunidade, mas a Associação atingiu a produção de 27 mil mudas. Foram cultivadas plantas nativas da Caatinga em todas as áreas previstas.

Já a Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras, faz parte do Subprojeto Sistema Integrado de Quintais Produtivos da Comunidade de Lagoa de Tanquinho, executado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Tanquinho.

Na comunidade de Lagoa de Tanquinho, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Tanquinho, Gerson Alves, demonstrou para as crianças como escolher as raquetes das palmas, como é realizado o plantio de palmas adensadas, quais as espécies além da palma serão plantadas na Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras, e como serão utilizadas na alimentação animal.

Através deste projeto foram beneficiadas diretamente 20 famílias com cisternas, galinheiros e hortas. Além disto, a associação recebeu também uma máquina forrageira, uma máquina de quebrar licuri e uma chocadeira que irá beneficiar toda comunidade.

A Unidade Demonstrativa será composta de plantas propícias a produção de ração que será utilizada para alimentação das galinhas dos beneficiários, com destaque para a unidade de plantio de palma adensada.

Fonte: Karoline Meira

Category: NOTÍCIAS | Views: 489 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 10
Convidados: 10
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa