Quarta-feira, 2024-04-17, 9:23 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Novembro » 25 » MAIS DE 100 UNIDADES REALIZAM TESTE RÁPIDO DE HIV; CONFIRA LOCAIS
10:36 AM
MAIS DE 100 UNIDADES REALIZAM TESTE RÁPIDO DE HIV; CONFIRA LOCAIS

Mais de 100 postos de saúde oferecem exames para testes rápidos anti-HIV, em Salvador, com o resultado dado em uma média de 30 minutos. Em entrevista ao Correio*, a coordenadora do Programa de Combate às DSTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Guimarães, explicou como ocorre o procedimento em caso de resultado positivo. “Se o teste rápido aponta a presença do vírus, obrigatoriamente realizamos um segundo teste para confirmar. Se este também der positivo, encaminhamos o paciente para uma das três unidades de serviço de assistência especializada: Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Dendezeiros)”.

Desde 2005 até os dias atuais, a Bahia registrou 16.974 casos de Aids, sendo 60% homens e 40% mulheres, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Para tratar o vírus, o Ministério da Saúde apoia o projeto Viva Melhor Sabendo, que é desenvolvido, também, por meio da Instituição Beneficente Conceição Macêdo, que trabalha na prevenção e assistência a portadores do vírus HIV. Neste local é possível realizar o teste por fluidos orais, com um cotonete especial que é passado na gengiva, onde será avaliado uma amostra de líquido.

A meta da Instituição é realizar 75 testes por mês, principalmente entre jovens de 14 a 26 anos. Neste caso, se confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada a um centro de referência para início do tratamento. Ambos os testes possuem 99% de acerto.

Na última segunda-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o registro para comercialização de teste rápido de HIV, que será vendido nas farmácias, e serão realizados pelas próprias pessoas em suas casas. 

Confira a lista das 100 unidades que realizam no teste: 

Fonte: Metro1

Category: NOTÍCIAS | Views: 445 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa