Quinta-feira, 2024-03-28, 7:39 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 8 » LÍDERES RELIGIOSOS SÃO CONVOCADOS A REFORÇAR O PACTO PELA VIDA
4:23 PM
LÍDERES RELIGIOSOS SÃO CONVOCADOS A REFORÇAR O PACTO PELA VIDA
Pela primeira vez, a reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida teve a participação de líderes religiosos. Aberto pelo governador Rui Costa, o encontro, realizado nesta quarta-feira (8), na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), integra órgãos de segurança pública, secretarias estaduais, além de instituições como a Defensoria Pública do Estado e o Tribunal de Justiça. Estiveram representadas as religiões de matriz africana, espírita e judaica, além das igrejas Batista, Católica e Presbiteriana, entre outras.  
 
Para o governador, “é importante a iniciativa de convidar as religiões para que possamos, juntos, nos envolver e discutir um problema que não é do governo, ou dos secretários, ou do Ministério Público, ou da justiça, mas é um problema da sociedade”. Ele destacou ainda que “todos os líderes da sociedade podem e devem se envolver e ajudar a superar este quadro difícil da cultura da violência em nosso estado e nosso País. Queremos replicar isso com outras lideranças da sociedade”. 
 
Rui Costa também falou da importância da educação, um dos principais focos da sua gestão. “Não tenho a intenção de transformar a escola em um instrumento para cooptar as pessoas para as religiões. O importante é discutir a história do catolicismo, das religiões protestantes, os valores e princípios dos espíritas. O que pretendemos proporcionar é conhecimento e reflexão para essa juventude, que deve discutir filosofia e referências de vida”.
 
Frentes de trabalho
 
De acordo com o governador, as iniciativas não se limitam à educação. “Além da ação dentro da escola, eu pedi a ajuda dos segmentos religiosos na ressocialização daqueles que estão privados de liberdade e do envolvimento no trabalho comunitário, que podem ter o apoio do Estado. Para isso, nós abrimos aqui três frentes de trabalho, na área de educação, que será coordenado pelo secretário Osvaldo Barreto, na ressocialização de presos, pelo secretário Nestor Duarte, e nas comunidades, pelo Cezar Lisboa [coordenador do Pacto Pela Vida]. Todas as inciativas devem ser iniciadas já neste semestre”.
 
 Inserção de valores

“O caráter pode ser estimulado na juventude por meio da inserção de valores, justamente o que o governador propõe”, afirmou o representante do Centro Espírita Caminho da Redenção, João Neves da Rocha, que participou da reunião. “Assim é possível trazer para os jovens uma compreensão melhor da vida, o que é importante para o crescimento como pessoa, e ao mesmo tempo proporcionar proteção, amparo, esporte, educação integral, coisas que estão faltando na escola moderna”. 
 
João Neves também ressalta que, atualmente, o aluno é muito estimulado na divergência, na disputa, na competição e não na tolerância e na compreensão da igualdade que todo ser humano traz em si. “Então, é necessário que a educação ganhe uma nova dimensão, um novo direcionamento”. 
 
André Luiz Nascimento dos Santos, da Casa de Oxumaré, apresentou sugestões que podem ser aproveitadas pela proposta do governador Rui Costa. “É muito importante pensarmos políticas transversais em que se atrele a espiritualidade e ações de Estado. É uma forma de construir políticas públicas pensando no ser humano em sua totalidade. São exemplos o ensino da tradição afro-brasileira nas escolas públicas [e] como articular a trajetória do povo negro na educação. Também é possível colocar os templos religiosos como articuladores de diversas políticas públicas”.
Category: NOTÍCIAS | Views: 287 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa