Sexta-feira, 2024-04-26, 11:20 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 13 » LANÇADO EM BARRA DO CHOÇA PLANO DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA
10:01 AM
LANÇADO EM BARRA DO CHOÇA PLANO DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA


A Unidade Demonstrativa do Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira - Leite Bahia, do município de Barra do Choça, no sudoeste baiano, foi inaugurada na última quarta-feira com a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. "Este é um dia histórico, um marco da pecuária leiteira baiana”.

Salles explicou que a unidade é um projeto piloto, que tem o objetivo de aperfeiçoar o plano e corrigir as eventuais falhas. "Depois, vamos lançá-lo em todo o estado, com o objetivo de fazer com que a Bahia alcance a sustentabilidade e autossuficiência na produção de leite.

Hoje, segundo Salles, a produção de leite no estado é de 1,2 bilhão de litros, enquanto que o consumo chega a 1,6 bilhão. Ainda de acordo com ele, a Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do país, mas é o 23º no ranking estadual de produtividade, com a marca de 560 litros/ano por vaca ordenhada.

"É essa realidade que queremos mudar, e vamos alcançar esse objetivo com o plano estadual do leite, que lançaremos assim que concluirmos os testes que faremos nesse projeto piloto”, afirmou.

Segundo Salles, o plano é uma ação transversal, com a participação de várias secretárias estaduais, Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), movimentos sociais, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e laticínios parceiros.

Agricultura familiar - Segundo Walter Ribeiro, técnico da Embrapa especialista em leite e responsável pelo conceito e capacitação dos técnicos, o plano dará as diretrizes para toda cadeia produtiva do leite no estado e oferecer assistência técnica, infra-estrutura e tecnologia para os produtores de toda a Bahia.  "Esse é o momento de nos preparamos para o pós-seca, trabalhando para recuperar as pastagens e os rebanhos com ações estruturantes”, disse Eduardo Salles.

Ele enfatizou ainda que cerca de 50% da pecuária baiana é desenvolvida pela agricultura familiar e que o trabalho será feito, inicialmente, com 18 mil pecuaristas leiteiros, principalmente nos assentamentos que possuem aptidão para produção de leite, "entrando o governo com assistência técnica e infraestrutura, e instalação de laticínios onde a iniciativa privada não estiver atuando”.

A cerimônia de implantação da Unidade Demonstrativa foi realizada na Fazenda Cotefave, uma comunidade terapêutica que realiza trabalhos sociais, e contou também com a participação de secretários de Agricultura de mais de 30 municípios, além de produtores e técnicos.

Fonte: SECOM 

Category: NOTÍCIAS | Views: 348 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 10
Convidados: 10
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa