
A juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo não acatou o pedido de prisão preventiva solicitado pelo Ministério Público paulista contra o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva. A magistrada vai encaminhar o processo para 13ª vara da Justiça Federal, em Curitiba. O processo será juntado às investigações da Operação Lava Jato. Passará agora e ser encaminhado pelo juiz Sérgio Moro.
Os promotores paulistas Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva do ex-presidente Lula, na quinta-feira (11) junto com a denúncia que apresentaram na quarta-feira (9) sobre o tríplex em Guarujá que teria sido preparado para a família do petista. Quinze pessoas estão envolvidas.
Na denúncia, os promotores acusam o petista de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. O ex-presidente nega todas as acusações.
Moro ainda vai decidir se o ex-presidente vira réu na Operação Lava Jato.
Leia justificativa da juíza:
Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados.
Com informações da Globonews |