Terça-feira, 2024-04-23, 10:49 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2017 » Julho » 15 » JORNALISTA É CONDENADO POR AFIRMAR QUE 'ÍNDIO BOM É ÍNDIO MORTO'
6:36 PM
JORNALISTA É CONDENADO POR AFIRMAR QUE 'ÍNDIO BOM É ÍNDIO MORTO'

A 2ª Vara Federal em Dourados, em Minas Gerais, julgou procedente ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal e condenou o jornalista Walter Navarro a pagar uma indenização fixada em R$ 50 mil por dano moral coletivo. O jornalista publicou um artigo no qual chamou índios Guarani-Kaiowá de incestuosos e no qual afirmou que "índio bom é índio morto”.
 
A corte considerou que ele ultrapassou a liberdade de expressão ao veicular conteúdo ofensivo e pejorativo contra os índios Guarani-Kaiowá em artigo publicado, em 2012, no portal O Tempo, de Minas Gerais.
 
Para o juiz federal, o texto, intitulado "Guarani-Kaiowá é o c... Meu nome agora é Enéas p...”, foi escrito em tom "evidentemente discriminatório”, o que gerou prejuízo à imagem e à moral dos indígenas. Na publicação, Navarro, ao contestar o movimento Somos Todos Guarani-Kaiowá, reportou-se aos índios como "insuportáveis”, "incestuosos” e "flatulentos”. O autor defendeu que "índio bom é índio morto” e classificou as mulheres indígenas como "libidinosas”.
 
Na época de sua veiculação, o conteúdo gerou polêmica entre os leitores, resultando na demissão do jornalista e na retratação pública do jornal. O MPF chegou a pedir explicações a Navarro, que alegou "caráter humorístico” do texto. 
 
Segundo matéria publicada no site Consultor Jurídico, Walter Navarro deve pagar indenização de R$ 50 mil pelo dano moral coletivo causado. O montante será revertido em programas de saúde e de educação na Reserva Indígena de Dourados (MS). 
Category: NOTÍCIAS | Views: 516 | Added by: Milena | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 19
Convidados: 19
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa