Quinta-feira, 2024-03-28, 1:40 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 14 » JACOBINA: TRABALHOS DE ELETROMECÂNICA DO IFBA SERÃO APRESENTADOS EM CONGRESSO INTERNACIONAL
3:34 PM
JACOBINA: TRABALHOS DE ELETROMECÂNICA DO IFBA SERÃO APRESENTADOS EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Duas pesquisas realizadas por estudantes do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), câmpus Jacobina, foram selecionadas para apresentação durante o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem), que acontece no mês de dezembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Um dos trabalhos aborda a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartados durante a mineração de ouro. O objetivo é fabricar materiais de construção mais baratos, aproveitando resíduos que trariam problemas para o meio ambiente.

A outra pesquisa descreve o desenvolvimento do Niobato de Sódio e Potássio (KNN) no laboratório do câmpus Jacobina. De acordo com o docente do IFBA Raimison de Assis esse elemento químico, que não é encontrado na natureza e por isso é produzido em laboratório, pode melhorar o desempenho de aparelhos eletrônicos que utilizam telas de “diodo emissor de luz” (Led), a exemplo de televisões e computadores, além de lâmpadas. “Após alguns testes que queremos realizar, o KNN poderá ser usado em escala industrial. Estamos procurando locais onde realizar esses testes”, planeja Raimison.

As estudantes do IFBA Allana Pereira e Bruna Gomes foram escolhidas pelo grupo para apresentar os trabalhos no Cobem. “Estamos um pouco ansiosas pois é a primeira vez que apresentamos um trabalho em um evento científico", informa Bruna, destacando que está encantada com a atividade de pesquisadora.

Allana lembra que quer aproveitar a participação para conhecer o que há de mais inovador na área. “Quero continuar pesquisando no futuro, fazer um curso superior nessa área”.

O Cobem, considerado o maior e mais tradicional evento de engenharia mecânica da América Latina, acontece a cada dois anos no Brasil. É a primeira vez que pesquisas de estudantes do câmpus Jacobina, que funciona há quase quatro anos, são inscritas e selecionadas para o Cobem. Algumas fases das duas pesquisas foram executadas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Fonte: AbahiaAcontece

Category: NOTÍCIAS | Views: 251 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa