Sexta-feira, 2024-03-29, 6:04 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Janeiro » 29 » IRECÊ: PROGRAMA MULHERES MIL SERÁ INICIADO NO PRÓXIMO DIA 31
11:38 AM
IRECÊ: PROGRAMA MULHERES MIL SERÁ INICIADO NO PRÓXIMO DIA 31

Será realizado às 17h do dia 31 de janeiro, no auditório do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Irecê, o lançamento do Mulheres Mil, programa do Governo Federal executado pelo IFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê. O Programa irá beneficiar com cursos profissionalizantes mulheres em situação de vulnerabilidade social, aumentando o nível de escolaridade, oferecendo maiores possibilidades para geração de emprego e renda e melhorando a qualidade de vida das alunas e de suas famílias.


Inicialmente, o programa irá oferecer o curso de Produção de Biojóias e Técnicas Básicas de Preparo e Conservação de Alimentos, ofertando 100 vagas. "As alunas começam as atividades com um módulo básico, aprendendo questões de gênero (história, políticas públicas, direitos e saúde da mulher), português, matemática e atividades motivacionais, com uma carga horária de 100h. Depois, será realizada uma triagem, para encaminhar a participante ao curso com o qual haja maior identificação”, explica o gestor do programa e professor do IFBA, Emmanuel Moraes.

A primeira turma é composta por mulheres de 18 a 70 anos, sendo a maioria da Vila Esperança, bairro vizinho ao IFBA. O critério de seleção passou pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade. A partir do segundo grupo, que deverá iniciar as atividades no segundo semestre de 2012, o projeto irá expandir suas ações por todo o Município, oferecendo continuadamente mais vagas desses e de outros cursos, que serão criados de acordo com as demandas das comunidades atendidas.

Para o prefeito Zé das Virgens, "este é um dos projetos dos quais mais acredito, pois promove emancipação social, econômica e educacional das mulheres, que são a base e a força das famílias”, disse.

A capacitação oferecida vem com alguns diferenciais em relação a outros cursos profissionalizantes. O Programa Mulheres Mil tem, por exemplo, uma carga horária maior: além da parte prática e dos módulos iniciais, há noções de cooperativismo, além de um acompanhamento posterior ao término do curso, auxiliando na concretização do que foi estudado.

Expansão - Implantado inicialmente em 2007 como projeto-piloto em parceria com instituiçõescanadenses, o Mulheres Mil atendeu pessoas em 13 estados do Norte e Nordeste. Agora, como programa do Governo Federal, o programa está sendo levado para todo país, estando presente em 100 cidades, sendo 10 na Bahia.

Prefeitura Municipal de Irecê
Assessoria de Comunicação
Category: NOTÍCIAS | Views: 630 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa