Quinta-feira, 2024-03-28, 8:31 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Outubro » 19 » IRECÊ: PNAE GARANTE RENDA A AGRICULTORES E REFORÇA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
8:41 AM
IRECÊ: PNAE GARANTE RENDA A AGRICULTORES E REFORÇA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


Sessenta agricultores e agricultoras familiares de nove comunidades do município de Irecê comemoram o incremento dos seus rendimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As famílias produzem uma variedade de culturas que vem tornando a merenda escolar mais saborosa e nutritiva. O Programa foi implantado pela Prefeitura no ano passado, cumprindo uma determinação legal que no mínimo 30% dos recursos da merenda escolar sejam aplicados na compra de produtos da agricultura familiar.

Na localidade de Mocozeiro, um grupo de seis mulheres comprova o sucesso do Programa. Em sede própria e equipada, elas preparam deliciosos bolos de cenoura, chegando a ganhar mensalmente, com a atividade, até um salário mínimo (R$ 545). Já na comunidade de Achado, outro grupo de seis mulheres produz sequilhos, que também são vendidos para o PNAE, garantindo o aumento da renda mensal.

Além do bolo de cenoura e do sequilho, os agricultores familiares também fornecem melancia, banana, cebola, abóbora, aipim, pimentão, coentro, tomate, batata-doce, mel, milho verde e leite. Este último passa por um processo de transformação em iogurte em uma empresa de laticínio local. Hoje, dez mil alunos das 36 escolas e creches das zonas rural e urbana de Irecê são beneficiados e a Prefeitura também compra os produtos para o Hospital Regional.

Felicidade - Na Escola Municipal Sinésia Caldeira Bela, que leva o mesmo nome do bairro, as crianças estão felizes em ter iogurte na alimentação escolar. É o que afirma a diretora Odaléia Sena Dourado: "As crianças ficam animadas e até mais espertas no dia que tem iogurte na merenda". A unidade escolar atende 260 crianças com idade entre 4 e 12 anos.

O secretário municipal de Agricultura, Política Rural e Pecuária, Joacy Nunes de Souza (Dóia), enfatiza que "o PNAE é um instrumento de geração de emprego e renda muito importante, pois representa vida melhor para os beneficiados." Já a secretária municipal de Educação, Rúbia Margareth, afirma que "depois desse incremento no cardápio da alimentação escolar, os alunos da rede municipal aumentaram a autoestima e a vontade de ir à Escola, pois sabem que vão ter merenda de qualidade e diversificada".

 

Fotografia e texto: Pascoal Ferreira

Mônia Daniella Magalhães
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Irecê/Ba
Category: NOTÍCIAS | Views: 448 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa