Quinta-feira, 2024-03-28, 6:29 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 27 » INICIADAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO ANTIGO DE SALVADOR
4:10 PM
INICIADAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO ANTIGO DE SALVADOR

VEJA MAIS FOTOS 

Fortalecer o turismo e melhorar a qualidade de vida no Centro Antigo de Salvador (CAS), por meio de um conjunto de obras de intervenções. Com esse objetivo, o governador Rui Costa assinou, na manhã desta segunda-feira (27), na Largo da Saúde, em Salvador, a ordem de serviço para pavimentação e requalificação de vias nos bairros da Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó.

Durante a cerimônia, Rui Costa solicitou à empreiteira responsável pela obra que priorize a utilização de mão de obra de pessoas que vivem no CAS. "Uma obra como esta gera emprego nesta cidade. Tenho a obsessão por gerar emprego em Salvador. Em qualquer lugar do mundo, o que sustenta um centro histórico como este é a movimentação econômica. Temos que fundir as atividades comerciais existentes aqui, como a padaria, lanchonete e a barbearia, com as atividades turísticas".

A obra, dividida em cinco lotes, começa imediatamente pelo Lote 3, que prevê a requalificação e pavimentação de 84 vias nos bairros de Nazaré, Saúde, Santo Antônio e Tororó. Com prazo de execução de até cinco meses, esta etapa terá investimento de R$ 26 milhões, resultado de parceria com o governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O governador informou ainda que, juntos, os cinco lotes deverão ficar prontos em 18 meses. 

Projetos articulados

“Não é um projeto isolado, está articulado com obras que estão sendo realizadas também por meio da Conder [Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado], do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], e projetos novos como o Centro de Convenções, o VLT, obras na Barroquinha e os hotéis na rede privada que estão sendo construídos. São ações do poder público e da iniciativa privada que irão recolocar este patrimônio da Bahia no lugar que ele merece”.

Ainda com o objetivo de tornar ainda mais movimentado e estimular a economia no Centro Antigo de Salvador, o governador Rui Costa informou que sugeriu ao reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que escolhesse um dos prédios da região para abrigar um campus da instituição. “Uma vez reformado, melhorando o acesso, a locomoção, colocando estacionamento, tendo transporte fácil, estaremos trazendo gente pra cá, seja baiano, seja turista pra vir ver o centro e com isso gerar emprego e ajudar na manutenção”.

Intervenções

Estima-se que 77 mil pessoas residem nos 11 bairros do CAS. Ao todo, serão contempladas 200 vias, perfazendo um total de R$ 123 milhões. A expectativa é que, somente no Lote 3, que já está com as obras iniciadas, sejam empregados 150 trabalhadores da construção civil no pico da obra. As melhorias serão executadas sem alterar as características do patrimônio histórico.

A dona de casa Iná Piedade mora na Saúde desde que nasceu, há 68 anos. Para ela, o início da obras é o sinal de dias melhores para o bairro. “Estava precisando mesmo. Muitos buracos e pedras, quando a gente passa, não pode mais usar um salto alto. Após a conclusão das obras vai ficar melhor pra morar e valorizar as casas comerciais”.

Já o técnico em patologia clínica, Erivaldo dos Santos, que mora na Rua Constâncio Alves há 18 anos, diz que o projeto que está sendo executado no bairro da Saúde é muito importante. “Estava necessitando. Muita buraqueira. Tem que organizar, fazer uma melhoria”. 

Melhorias

O projeto prevê que as vias e os passeios desnivelados e danificados sejam substituídos por novas calçadas em concreto lavado e detalhes em granito, com todos os itens de acessibilidade como rampas de acesso, piso especial para deficientes visuais, além de ciclofaixas. 

A diretora do Centro Antigo de Salvador, Beatriz Lima, explicou que as intervenções integram o Plano de Reabilitação do Centro Antigo. “É uma estratégia de planejamento de médio e longo prazo e uma das demandas do plano é a requalificação de todas as vias e passeios. Certamente, isso vai melhorar bastante a situação do centro histórico, que é o miolo disso. Já começamos este trabalho com a Baixa dos Sapateiros, que está em fase de conclusão das obras”.

Na ocasião, Rui Costa afirmou que vai se reunir com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e lideranças da Saúde para definir o uso e reforma da quadra de esportes, além da reforma e iluminação cênica na área externa da igreja. Após o evento, o governador caminhou até a Baixa dos Sapateiros para conferir as obras realizadas pelo governo na localidade e no Quartel do Corpo de Bombeiros.

Também participaram do evento os secretários estaduais de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia Olívia Santana, de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e do Turismo, Nelson Pelegrino, entre outras autoridades.

Category: NOTÍCIAS | Views: 347 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa