Domingo, 2023-01-29, 10:39 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Janeiro » 12 » INCÊNDIO NA CHAPADA E ESTIAGEM DEIXAM 260 MUNICÍPIOS BAIANOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
9:49 AM
INCÊNDIO NA CHAPADA E ESTIAGEM DEIXAM 260 MUNICÍPIOS BAIANOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


O fogo que destrói e a seca que castiga. Na Chapada Diamantina, os focos de incêndio no Parque Nacional haviam atingido até ontem, somente no Vale do Capão, mil hectares. Já no semi-árido, 260 municípios sofrem as consequências de uma das piores secas dos últimos 50 anos. "Está queimando tudo. Todo ano tem (incêndio), mas esse ano tá pior. Atingiu áreas como a Serra dos Cristais, Gerais da Águas Claras, Ribeirão, Cachoeira do 21. Já tem mais de cinco dias que está pegando fogo”, destaca o brigadista da Associação de Condutores e Visitantes do Vale do Capão, Fábio Reis, 20 anos. Ontem, além do Vale do Capão, dois novos focos de incêndio foram encontrados em Mucugê e no Morro do Chapéu, mas o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que sobrevoou a região, ainda não sabia a dimensão da área atingida. "Das quatro regiões que preocupam, a mais grave é o Vale do Capão. A região atingida é muito extensa. Teve ainda a área de proteção ambiental Marimbus/Iraquara, que fizemos hoje (ontem) o trabalho de rescaldo”, disse o secretário.
Lençóis Segundo Christian Berlinck, coordenador de emergências ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma das frentes do incêndio que caminhava em direção ao Morrão foi controlada. "Agora tem outra caminhando contra o vento e indo em direção a Lençóis. Está um pouco mais lento. Estamos entrando com combate aéreo e terrestre”. O trabalho de combate é dificultado pela distância dos locais. "São caminhadas de três horas. A gente usa bomba costal, abafador, mas o material é pouquíssimo. Vale tudo, até mijar no fogo. A roupa não é apropriada”, diz Fábio Reis. No trajeto, brigadistas contam que encontram vários animais mortos. "Já encontramos tatu, cobra, tudo que é bicho morto”, destaca o presidente da associação de brigadistas, Adelson Marques, 28. 
"Tem gente que se voluntariou e que nunca apagou fogo. Até turista está ajudando”, destaca uma integrante da associação, Haila Peterrazes. A alimentação dos combatentes vem de doações. "A gente passa dias em cima do morro. Tem que levar água, comida e material pesado”, diz o presidente da associação. Além da estiagem, a ação do homem também preocupa. Brigadistas suspeitam de ação criminosa. "Aqui não tem fiscalização e nem perícia”, emenda Marques. O secretário de Meio Ambiente confirma a suspeita. "Vamos tratar com a Secretaria de Segurança Pública e montar uma estratégia”, adianta o secretário, que destaca ainda causas como a ação do sol, manejo inadequado de fogo para o plantio, fogueiras, cigarros e ações de caçadores. Após uma reunião na tarde de ontem com a prefeita de Lençóis e o secretário de Meio Ambiente de Palmeiras, cidade onde o Vale do Capão está localizado, o secretário Eugênio Spengler admitiu que foram encontradas falhas na distribuição de alimentos e água para os brigadistas. Spengler anunciou que três helicópteros vão fazer o transporte dos brigadistas para os locais de difícil acesso e para a distribuição de água e alimento, além de cinco aviões, com três mil litros cada para apagar os focos. Ontem, apenas um sobrevoou a área. "Distribuímos também 50 kits de equipamentos de proteção individual para os brigadistas”, disse o secretário. Os brigadistas, no entanto, reclamam da demora. "Governo, até agora nada”, reclamou Adelson Marques. Moradores se assustaram com as chamas. "A casa ficou empesteada de cinzas. Tá sem água dentro de casa. Quanto mais a gente olhava para o fogo, mais parecia que estava aumentando. Era uma luz tão forte que deu medo”, disse a professora Rilza Pinto. "A gente pensa que é o fim do mundo”. 

Category: NOTÍCIAS | Views: 396 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa