Quinta-feira, 2024-04-25, 12:10 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Fevereiro » 23 » IIIª FEIRA DO UMBÚ VENDEU 80% DOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS
10:22 PM
IIIª FEIRA DO UMBÚ VENDEU 80% DOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

Com sucesso de venda, de público e organização, a III Feira do Umbu ocorrida no último sábado (19) no Calçadão contemplou o crescimento da agricultura familiar de Senhor do Bonfim e região. A parceria entre os agricultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Secretaria Municipal de Agricultura facilitou a realização do evento, que entrou no seu terceiro ano consecutivo.


A variedade de alimentos derivados do umbu foi trazida de comunidades de produtores da agricultura familiar bonfinense e dos municípios de Ponto Novo e Campo Formoso, e recebeu a visitação de centenas de pessoas desde as 8h30 e prolongou-se pela tarde até acabar o estoque de algumas bancas. Doces, sucos e guloseimas foram degustados e comercializados por colegiais, autoridades e a população durante todo o tempo de exposição dos produtos.

R$ 230 mil – Em visita oficial à feira, após visitar os seis estandes, o Prefeito Paulo Machado falou aos agricultores. Disse do seu compromisso com o homem do campo e com o fortalecimento da agricultura familiar, que "somente depois do Presidente Lula no Brasil e do Governador Wagner na Bahia passou a receber real apoio político e incentivo financeiro”. Considerou importante que o governo federal tenha estabelecido que pelo menos 30% da Merenda Escolar sejam de produtos da agricultura familiar. Citou que "por conta dessa medida o governos Cuidando da Nossa Gente adquiriu R$ 229.676,00 de produtos saudáveis e orgânicos, plantados sem agrotóxicos venenosos e cancerígenos como são maioria dos produtos industrializados. Mas achou pouco. "É do meu desejo que esse alimento que aqui vejo chegue a mais casas, a mais famílias, em quantidade e qualidade cada vez melhores. É um produto que nasce da terra, cultivado por um povo sofrido que com sua luta e vontade vencer mostra esse evento grandioso. "Queremos fazer não só uma feira por ano, mas, sim, inseri-la em um centro de produção para nossa cidade”.

Todos exaltando o valor da Feira e a valorização da agricultura familiar discursaram também o presidente da Câmara de Vereadores Carlos Bernardes (Biro-Biro), secretário de Agricultura Raimundo Freitas, Presidente do STR Reinaldo Santana (Rê) e o vice-prefeito Dr. Aurélio Soares. Nos intervalos, o Forrozão Akatu, grupo musical de Tijuaçu, levou som pé-de-serra ao Calçadão, com sanfona, triângulo, zabumba, banjo e pandeiro.

Novidade – A comunidade de Cadeirão de Dentro (Senhor do Bonfim), levou uma novidade para a III Feira: a esteira. A novidade desse produto do umbu é a entrada pela primeira vez no mercado. A esteira "é um tipo de polpa do umbu que vai para a conserva e depois cristaliza e endurece como se fosse uma cocada. Nesse estado sólido, o produto pode ser guardado por dois meses. Ao ser misturado ao leite e ao açúcar se torna na mais legítima umbuzada”. É assim que descreve a vendedora Miraci Castro, do Distrito de Igara. Ela afirma que a esteira é uma herança secular muito pouco conhecida, mas passada de geração para geração chegou a sua família. "Agora é que resolvemos produzir para comercializar e hoje vendo para São Paulo e Salvador”. Na banca de Miraci, além da esteira ela expôs e vendeu outros derivados de umbu: sorvete, geléia e doces diversos.

Até cachaça, tudo de umbu – A banca do povoado de Varzinha (Campo Formoso) vendeu umbu, a polpa, o doce, geléia e licor. Do povoado de Canavieira (Senhor do Bonfim): umbu rosca (mistura da polpa do umbu com a cachaça), geladinho, doce geléia, doce de leite com umbu, umbuzada, quebra queixo de umbu, cocada, e bolo de umbu. Do centenário Cazunba I: Fruta do umbu, licor, geléia, polpa, geladinho, umbu em conserva, brigadeiros e beijinho, todos recheados com umbu. Do Tapuia, no distrito de Igara: umbu para degustação gratuita, licor, geléia, polpa, geladinho e umbu em conservas.

Outra novidade – A Associação dos Pequenos Produtores de Umburanas e adjacências levou uma inovação para a III Feira: o musse de umbu! Também vendeu doce e geladinho da fruta e outras iguarias, sempre de umbu. Agricultores familiares de Ponto Novo levaram doce do umbu, geléia e a própria fruta. A APLAQ de Quicé levou doce e umbu em conservas. Associação dos Pereiras, distrito de Igara: doce de umbu com coco, geléia, sorvete, geladinho, a fruta e suco natural.

A vereadora Lucia Cerqueira; o vice-prefeito de Ponto Novo, Zenóbio; secretários Claudio Nunes (Indústria e Comércio), Maria das Neves (Educação), Alzeneide Nunes (Infraestrutura), Fátima Brasileiro (Assistência Social) entre muitas personalidades da cidade e região prestigiaram o acontecimento.

Fonte: Só Agitos

Category: EVENTOS | Views: 813 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa