Sexta-feira, 2024-04-19, 11:36 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Dezembro » 18 » HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS SÃO HOMENAGEADOS EM SALVADOR
11:56 AM
HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS SÃO HOMENAGEADOS EM SALVADOR

Uma bandeira em homenagem aos heróis da Revolta dos Búzios – Manoel Faustino, Luís Gonzaga, João de Deus e Lucas Dantas, que foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em Salvador – foi hasteada pelo governador Rui Costa e pela educadora e militante do movimento negro, Makota Valdina, ao som do Ilê Aiyê e do Olodum, nesta sexta-feira (18). 

A instalação da réplica da bandeira do movimento, também conhecido como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, é resultado de uma articulação das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), com apoio das organizações sociais do Olodum e do Ilê Ayiê.

Para o governador, quem conhece a história evita repetir erros de discriminação. “Como a história sempre é escrita pelos dominadores, lideranças expressivas que lutaram pela liberdade e pela igualdade entre homens e mulheres ficaram esquecidas e não tiveram relevância nos livros de história ao longo de séculos. Estamos reescrevendo a história para que o povo conheça de onde nós viemos, o que nós somos e o que nós queremos construir a partir do que nossos ancestrais fizeram no passado”.

Rui disse que as homenagens vão continuar. “Eu tenho conversado com algumas pessoas que constroem o movimento negro e nós vamos batizar algumas estações do metrô com o nome de pessoas da luta pela liberdade do povo negro”. 

O movimento e seus mártires

O termo Revolta dos Alfaiates se deve ao grande número desses profissionais que participaram do movimento e ao fato de dois dos quatro executados como líderes da conspiração exercer a profissão. A designação Revolta dos Búzios foi atribuída porque alguns revoltosos usavam um búzio (concha de molusco em forma de espiral) preso a uma pulseira, para facilitar a identificação entre si. 

O grande marco do movimento foi a articulação de grupos mais pobres da população baiana para defender propostas que realmente os representassem. Trata-se de uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, mulatos e mestiços em prol da democracia, dos direitos humanos e igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros.

Além de ser emancipacionista, a Revolta dos Búzios defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade. Os quatro líderes negros foram mortos, no dia 8 de novembro de 1799, por terem promovido o movimento que, após muitas lutas, avançou e contribuiu para a abolição da escravatura. Em 2011, após decreto presidencial, eles passaram a ser considerados oficialmente heróis nacionais.

Os heróis nacionais Manuel Faustino, Lucas Dantas, João de Deus e Luís Gonzaga, negros, foram enforcados e esquartejados, na Praça da Piedade, onde se encontram hoje seus bustos em reconhecimento à importância da luta que empreenderam em prol da liberdade e da cidadania.

Repórter: Raul Rodrigues

Category: NOTÍCIAS | Views: 261 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa