Quarta-feira, 2024-04-24, 11:03 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Fevereiro » 22 » HEMOBA INAUGURA UNIDADE DE COLETA DE SANGUE NO SAC DE CAJAZEIRAS
2:48 PM
HEMOBA INAUGURA UNIDADE DE COLETA DE SANGUE NO SAC DE CAJAZEIRAS
Quem já está acostumado a renovar a carteira de habilitação ou pedir uma segunda via da identidade nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pode, a partir desta segunda-feira (22), também doar sangue no posto de Cajazeiras, em Salvador. A inauguração da nova unidade de coleta de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba), no SAC Cajazeiras, na capital baiana, consolida uma nova estratégia de captação para reduzir o déficit de bolsas no estado.
 
"A ideia é que para praticar esse ato de solidariedade, as pessoas não precisem se deslocar para uma unidade de saúde. Por isso, focamos na aquisição de unidades móveis e na implantação em postos do SAC", afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Ele explica ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país deve doar sangue, mas o percentual de doadores no Brasil é de cerca de 1,7%, muito abaixo do considerado ideal.
 
"O SAC é um modelo de eficiência de atendimento, que leva serviço e cidadania. Agora, com esse projeto piloto, passa a realizar a coleta de sangue e o cadastro de medula óssea. Avaliaremos o serviço para poder replicar em outras unidades", destaca o secretário da Administração, Edelvino Góes. 
 
De acordo com o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques, o posto tem capacidade de coletar até 120 bolsas diárias. "E as próximas unidades da Rede SAC em estudo para dispor do serviço estão localizadas nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana", diz.
 
Estímulo à doação
 
Um dos primeiros candidatos à doação na unidade foi Jaime Pereira Lima. Morador de Cajazeiras, ele já deixou de doar outras vezes por conta da distância até o posto de coleta da Hemoba, localizado na Vasco da Gama, em Salvador. "É um estímulo maior ter um posto próximo à minha residência. A possibilidade de doação aumenta". Outro candidato à doação foi Marcelo Santos Silva. "Sou doador desde 2006 e com esse novo posto no SAC, com certeza, facilita a doação", comenta. 
 
Para atender à demanda da Bahia, seria ideal o armazenamento de 450 mil bolsas de sangue por ano, mas, segundo a Hemoba, apenas 104 mil foram coletadas em 2015. De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos um em cada dez pacientes internados necessitam de sangue e até quatro vidas podem ser salvas com uma doação, isso porque o sangue é separado em quatro tipos de componentes, específicos para a necessidade de cada paciente.
 
Quem pode ser doador
 
Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Fonte: Ascom/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Category: NOTÍCIAS | Views: 307 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa