Sexta-feira, 2024-04-19, 3:58 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Dezembro » 3 » GRUPO AFRO SOM DO COLÉGIO EDNA M. P. DALTRO É DESTAQUE DO BLOG EDUCAÇÃO DO GRUPO VOTARANTIM E DA TV FUTURA
1:14 AM
GRUPO AFRO SOM DO COLÉGIO EDNA M. P. DALTRO É DESTAQUE DO BLOG EDUCAÇÃO DO GRUPO VOTARANTIM E DA TV FUTURA


O Grupo Afro Som é destaque no Blog Educação do Grupo Votarantim e do programa Conexão Futura do canal de TV Futura, veja a matéria do blog e assista o programa. 

Desde 2003, o ensino de cultura negra e indígena se tornou obrigatório dentro das escolas pela Lei 10.639. Estimulado pela questão, o professor Kleber Andrade, do Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, de Capim Grosso (BA), criou o projeto Educativo Cultural Afro Som. O objetivo é colaborar para a valorização da cultura negra por meio da música e da dança. "Pensei em criar o projeto porque a cultura negra está muito presente na região e muitos dos jovens que vivem aqui não têm acesso e não sabem o que ela representa para a sua formação”, disse o professor.

Segundo Andrade, o projeto de valorização da cultura local conjuga teoria e prática. "Me encontro com os alunos três vezes por semana, no contraturno das aulas. Dois dias são de aulas práticas de canto, dança e percussão, seguindo os preceitos do bloco Olodum. Um dia por semana, nós nos reunimos para estudar a história da cultura negra e debater a questão racial no Brasil, entre outros temas. Acredito que seja importante alinhar os dois pontos para que os jovens conheçam suas raízes”, explicou.

Participam do projeto cerca de 40 jovens, entre 16 e 22 anos. Em 2013, o professor ganhou o Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação – MEC, pela contribuição à cultura e ao desenvolvimento local. "Acredito no valor social do projeto, que afasta os jovens da criminalidade, um grande problema da região”, afirmou. Para a divulgação das aulas e eventos, o Afro Som tem uma página no Facebook e um blog

Fonte:http://www.blogeducacao.org.br/2013/12/o-papel-da-valorizacao-da-cultura-local-na-educacao/

Category: NOTÍCIAS | Views: 488 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa