Sexta-feira, 2024-03-29, 12:32 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Março » 8 » GOVERNO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM AMPLA PROGRAMAÇÃO
11:51 AM
GOVERNO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM AMPLA PROGRAMAÇÃO

Uma série de ações promovidas pelos órgãos vinculados ao Governo do Estado marca o Dia Internacional da Mulher celebrado nesta terça-feira, 8 de março. Um dos destaques é o lançamento, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), às 20h, no Teatro Castro Alves (TCA), do projeto ‘Mulher com a Palavra’, tendo como convidada a cantora Elza Soares. 

Outro ato importante é a assinatura, às 9h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a SPM para desenvolvimento de projeto voltado à garantia de direitos e erradicação da violência contra as mulheres nas áreas urbanas e rurais.

Para promover a autoestima das mulheres que frequentam os Restaurantes Populares (RPs) do Comércio e Liberdade, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realiza, às 11h, uma ação de beleza e saúde nas duas unidades, com direito a limpeza de pele, maquiagem e aferição da pressão arterial.

Confira outras ações que vão marcar o Dia Internacional da Mulher no âmbito do Governo do Estado 

Elza no TCA

O encontro com Elza Soares acontece na Sala Principal do TCA. Desta vez, a cantora, que tem uma história de luta, resistência e, acima de um tudo, um talento admirado em todo o mundo, vai falar sobre sua história de vida e como superou as adversidades. Ela que sofreu com a pobreza nos anos de 1940 e foi declarada ‘cantora do milênio’ pela BBC de Londres, em 2000, será o ponto central para falar de gênero e conquista de espaços. 

“Ser negra, mulher e brasileira é para mim um grande orgulho e minha maior missão. Que todas as mulheres sejam homenageadas. Somos a grande força do mundo e nosso caminhar é sagrado”, afirma a cantora. O evento é uma parceria da SPM com a Maré Produções.

Mais direitos, menos violência

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Seap e a SPM, para posterior execução e implementação do projeto ‘Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia, Cidadania e Erradicação da Violência contra as Mulheres Urbanas e Rurais’. 

O projeto consiste da realização de cursos sobre violência contra as mulheres - tráfico de mulheres, exploração de gênero no desenvolvimento do turismo e migração feminina -, além da capacitação de internas e egressas do sistema penitenciário em Direitos Humanos e Cidadania.

Participam do evento as internas do Conjunto Penal Feminino e do Hospital de Custódia e Tratamento, servidoras de unidades prisionais e profissionais da SPM. Duas internas do Conjunto Penal Feminino farão uma leitura de poesias.

Saúde e beleza nos Restaurantes Populares

Limpeza de pele, maquiagem e aferição de pressão arterial são os serviços que vão ser oferecidos às beneficiárias dos Restaurantes Populares (RPs) do Comércio e Liberdade, nesta terça, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa pretende sensibilizar os usuários dos restaurantes sobre a importância do papel da mulher na sociedade, do respeito aos seus direitos, além de estimular o autocuidado e a divulgação do Disque Denúncia (180), que deve ser utilizado em situação de violência. Durante o evento também vão ser realizados sorteios de brindes.

Realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a ação acontece a partir das 11h, com a participação do titular da SJDHDS, Geraldo Reis, das superintendentes de Segurança Alimentar e Nutricional, Rose Ponde, de Assistência Social, Mara Moraes, de Política sobre Drogas, Denise Tourinho, e de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Anhamona de Brito.

Lançamento do livro 'Equede - A mãe de todos'

No Dia Internacional da Mulher, vai ser lançado às 19h, no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, ‘Equede - A Mãe de Todos’, o livro testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Equede Sinha. A publicação é da editora Barabô e mostra a importância, o respeito e o reconhecimento que o cargo de equede tem no candomblé. O livro tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA).

Além registrar um testemunho, o livro é uma publicação histórica, pois a vida de Sinha, que nasceu no Terreiro Casa Branca, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, se funde com a história do mais famoso terreiro de candomblé nagô do Brasil. Com 172 páginas, o livro reúne mais de 200 fotos do acervo pessoal da autora, da Casa Branca e dos fotógrafos Dadá Jaques, Flávio Damm, da Fundação Pierre Verger, além de ilustrações exclusivas do artista Carlos Rezende. Organizado por Alexandre Lyrio e Dadá Jaques, traz ainda histórias inéditas, como a invasão do Posto Esso imposta contra o terreiro na década de 70.

Comemoração da Polícia Militar

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza neste Dia Internacional da Mulher, às 17h, solenidade para celebrar a data com as policiais militares femininas e funcionárias civis que integram a corporação, no Quartel do Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos. A programação inclui um culto inter-religoso e homenagens que lembram um ano da criação da Operação Ronda Maria da Penha e os 10 anos do Centro Maria Felipa, que atende o efetivo feminino da PMBA.

O evento vai ser encerrado com a apresentação do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia. A primeira turma de mulheres ingressou na corporação há 26 anos. Hoje o efetivo feminino tem aproximadamente 4.200 mulheres, que desempenham atividades administrativas e operacionais em todo o estado.

Bases comunitárias de segurança

Com o tema ‘Mulher Bonita é mulher que luta!’, as Bases Comunitárias de Segurança da Chapada do Rio Vermelho e do Nordeste de Amaralina promovem vasta programação neste Dia Internacional da Mulher. O evento acontece das 9h às 12h, no Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina. As mulheres da comunidade participam de café da manhã, aulas de dança e hidroginástica, e assistem a palestras da delegada, advogada e assistente social Andréia Macedo e da modelo plus size do grupo Curvas, Adriana Santos.

Já a Base Comunitária de Segurança de Santa Cruz realiza manhã de beleza, a partir das 8h, com maquiagem, limpeza de pele, sorteio de brindes e muito mais. Estas ações acontecem na Escola Municipal José Calazans, ao lado da base comunitária.

Mobilização nas escolas

Seguindo a agenda internacional do ‘Março Mulher’, escolas da rede estadual se mobilizam com diferentes atividades em homenagem às mulheres. No Colégio Estadual Odorico Tavares, situado no Corredor da Vitória, em Salvador, das 7h20 às 11h50, ocorrem palestras, oficinas, debates e apresentações artísticas com o tema ‘Mulher em foco’.

Já na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, as homenagens iniciadas nesta segunda-feira (7), com a ‘Roda de Prosa: Saúde das Professoras/Gestoras - Saberes, Fazeres e Prazeres’, continua nesta terça, às 12h30, com apresentação da Banda JP (Juventude Parqueana), da Escola Parque, e de Julie Assis, semifinalista do programa The Voice Kids.

Webconferência de Saúde

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), a partir de 14h30, realiza a Webpalestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o tema ‘Direitos sexuais e reprodutivos. Modernidade: os desafios da mulher nos dias atuais’ abordado pela sexóloga Alcione Bastos. A palestra é destinada a profissionais e gestores de saúde, que devem acessar olink Telessaúde.

Category: NOTÍCIAS | Views: 252 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa