Quinta-feira, 2024-04-18, 0:42 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Maio » 23 » GOVERNO APRESENTA EXPERIÊNCIAS BAIANAS NO FÓRUM GLOBAL DE NUTRIÇÃO EM SAUÍPE
4:19 PM
GOVERNO APRESENTA EXPERIÊNCIAS BAIANAS NO FÓRUM GLOBAL DE NUTRIÇÃO EM SAUÍPE


As experiências baianas na área de Segurança Alimentar, com destaque para as ações voltadas à alimentação escolar e agricultura familiar, estão atraindo a atenção dos visitantes que chegam ao15º Fórum Global de Nutrição Infantil, no Hotel Sauípe Class, em Costa do Sauípe, município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com um estande, especialmente planejado para mostrar os avanços do estado nesses segmentos, o governo, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Sedir, e várias secretarias, participa do evento mundial até a próxima sexta-feira (24).

O fórum, que tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências, na área de alimentação escolar, reúne 300 participantes de 38 países da América Latina, África e Ásia e é uma iniciativa da organização norte-americana ‘Global Child Nutrition Foundation’, com apoio do Governo da Bahia.

A idéia é identificar aspectos importantes para a melhoria da qualidade de nutrição infantil, a exemplo da estrutura política, financiamento, projetos, capacidade institucional e participação das comunidades na implementação de programas de alimentação escolar sustentáveis. As relações entre investimentos em alimentação escolar e os benefícios resultantes também estão sendo discutidas.


Entre as ações apresentadas pelo governo estadual e que contribuem para uma alimentação saudável, estão projetos executados pela CAR, como a implantação de casas de farinha, unidades de beneficiamento de café, mel e leite, fábricas de polpa de frutas e chocolate, quintais produtivos e aquisição de equipamentos agrícolas. Em parceria com o BNDES, Ministério da Integração e a Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), da Secretaria da Agricultura, a CAR também lançou, em 2012, editais de apoio a projetos de desenvolvimento de cadeias produtivas, como fruticultura, apicultura, caprinocultura e ovino caprinocultura.

Com o apoio dado às associações comunitárias e cooperativas, o governo estadual, através da CAR, viabiliza a produção de diversos alimentos que compõem a alimentação escolar, como leite, manteiga, achocolatados, mel, farinha, doces, bolos e biscoitos. A empresa aposta também nas potencialidades regionais e incentiva investimentos em produtos capazes de gerar efetivamente emprego e renda.

Outro fator que colabora para a melhoria nutricional das crianças é acapacitação de produtores rurais realizada pela CAR visando à organização, criação e fortalecimento de empreendimentos produtivos, atuantes em programas ligados à alimentação escolar. Integram as cooperativas apoiadas pela companhia e fornecedoras de produtos para a alimentação escolar, a Cooperman, Coodecana, Coopmel, Coodeleite e Cooproaf, que trabalham com produtos derivados de mandioca, hortaliças, cana-de-açucar, mel, leite, doces e umbu.

Fonte: Guta Barros

Category: NOTÍCIAS | Views: 437 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa