Sexta-feira, 2024-03-29, 9:34 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Dezembro » 24 » GOVERNADOR RUI COSTA FOI A 140 ESCOLAS DE 82 MUNICÍPIOS BAIANOS EM 2015
12:30 PM
GOVERNADOR RUI COSTA FOI A 140 ESCOLAS DE 82 MUNICÍPIOS BAIANOS EM 2015
Sedes e zonas rurais de 82 municípios baianos receberam a visita do governador Rui Costa em 2015, para entrega de obras concluídas e assinatura de diversas ordens de serviço, para novas ações. Mas um dos grandes destaques das viagens foram as visitas a cerca de 140 escolas estaduais, municipais e creches como forma de subsidiar o programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. Dividido em cinco eixos, o programa tem como princípio a formação de parceria com educadores, municípios, universidades, movimentos sociais, empresários e as famílias para melhorar a educação pública.

Nestas visitas às escolas ocorreram curiosidades, como o governador participando de atividades artísticas e culturais e mudando o roteiro, atendendo ao convite de alunos de colégios. No bairro Uruguai, em Salvador, o governador visitou a Escola Estadual Polivalente San Diego, que não estava no roteiro, e jogou capoeira. Em Feira de Santana, outra escola que não estava no roteiro e recebeu a visita do governador foi o Colégio Estadual Celita Franca Silva. 
 
 
Celiane Mendes, 16 anos, fez em 2015 o 3º ano do ensino médio neste último colégio. Durante uma entrega de 98 ônibus escolares e sementes para agricultores do Portal do Sertão, ela e um grupo de colegas convidaram o governador para conhecer a escola e foram atendidas. “Muitas pessoas não sabiam que tem essa escola aqui. A gente queria chamar a atenção de alguma forma, para que Rui conhecesse as condições o colégio. Ele pode sugerir ao secretário que faça algumas melhorias”.
 
Exemplos a serem seguidos 
 
Rui, que destaca a importância do exemplo para o desenvolvimento do ser humano, conheceu a diretora Rosemeire Guerra, do Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna. A diretora, que é especialista em gestão, é uma das responsáveis por práticas de gestão que deram à unidade de ensino o prêmio “Destaque Estadual”, na 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar 2013, do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). 
 
No ano passado, Rosemeire apresentou a experiência bem sucedida em eventos na Inglaterra e nos Estados Unidos. A energia e a vontade da diretora impressionaram tanto o governador, que ela foi convidada para fazer uma palestra motivacional em uma reunião de assessorias de comunicação do Estado. 
 
Democratização da vida escolar
 
O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, afirma que uma das prioridades do Educar para Transformar é o aumento do protagonismo dos estudantes na vida da escola. Segundo ele, foi feito este ano um esforço muito grande para a eleição dos líderes de classe, e também para a participação dos pais. “Um dos eixos do programa é a questão da participação da família na escola. O processo de eleição dos diretores foi alterado, o peso de participação dos estudantes passou a ser de 40% e dos pais de 15%. Também passou a ser exigido um quórum mínimo de estudantes e pais para a eleição. O resultado foi excelente, a maioria das escolas deu quórum tanto de pais quanto de alunos”. 
 
Reforma de escolas
 
Barreto afirma que o governador tem uma sensibilidade muito grande no que se refere à Educação. “Ele tem contato com a comunidade escolar, professores, alunos e pais de alunos, e um dos aspectos observados é a questão da infraestrutura. A secretaria tem procurado responder a essas questões que estão sendo compiladas pelo governador. Um exemplo é a Escola Estadual Edílson Joaquim dos Santos, de Nova Redenção, primeiro colégio a ser visitado por ele no início do ano. Ela depois passou por uma grande obra para recuperar os problemas estruturais e hoje é uma outra escola”. 
 
O colégio recebeu a recuperação estrutural e da alvenaria do muro, pintura, recuperação de encosta, impermeabilização e pintura do reservatório elevado. Também foram reformadas as instalações elétricas.
Category: NOTÍCIAS | Views: 299 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa