Quinta-feira, 2024-04-25, 3:47 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 14 » GOVERNADOR DISCUTE POLÍTICAS DE AGROECOLOGIA COM LEONARDO BOFF
9:46 AM
GOVERNADOR DISCUTE POLÍTICAS DE AGROECOLOGIA COM LEONARDO BOFF
O governador Rui Costa se reuniu com o filósofo e teólogo Leonardo Boff, na tarde desta quarta-feira (13), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Eles discutiram políticas de agroecologia e sustentabilidade na Bahia. O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também esteve presente no encontro. 
 
Durante a manhã, Boff participou do ‘Seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma Política Pública’, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Promovido pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), em parceria com o Governo do Estado, o evento tem o objetivo de iniciar a construção de uma Política Estadual de Agroecologia no estado. 
 
“Eu creio que devemos enfatizar o fato que ele [o governador] apoiará [a agroecologia] como política pública. Isso é um avanço para a qualidade de vida dos cidadãos porque melhora a alimentação e dá mais sentido de fixar o camponês no campo. Levar a infraestrutura é fundamental, de escola, de hospital, daquilo que permite a ele [o camponês] ter uma vida civilizada e produzindo com as tecnologias novas, que respeitem o ciclo na natureza e não quimicalizem esses elementos da natureza”, explicou Boff. 
 
No seminário, o filósofo ressaltou a necessidade de ressignificar a relação do homem com a natureza. “Primeiro se deve conquistar um novo olhar da terra e do solo. Porque o solo é vivo, [ele] está cheio de micro-organismos, bactérias, vírus e tudo aquilo que permite a fertilidade da terra, que produz toda a diversidade de frutos e flores. Tudo que nós temos para alimento e para a beleza vem deste solo. Então nós precisamos ter outro olhar e esse olhar tem que ser de respeito, de cuidado, para que a terra continue fazendo aquilo que sempre fez durante séculos”. 
 
Pioneirismo 
 
A Bahia é o primeiro estado a construir uma política pública voltada para a agroecologia no Brasil. Segundo Rodrigues, as Chamadas de Assistência Técnica terão direcionamento para atender uma transição, que significa sair da produção tradicional com química, para a produção agroecológica. “Estamos fazendo também investimentos em agroindústrias com produtos da agricultura agroecológica. Ter Leonardo Boff dando início a essa política e ação estadual é uma honra”. 
 
Rodrigues destacou ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem trabalhado para valorizar as comunidades tradicionais, a exemplo dos quilombolas e indígenas, mulheres e juventude. “Queremos produção com responsabilidade com o ambiente, com as pessoas que consomem e com os grupos comunidades tradicionais”.
 
Um convênio de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR, e a Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica foi assinado durante o evento para viabilizar a implantação de uma unidade de produção e difusão de sementes crioulas/nativas, beneficiando 100 famílias, no território Litoral Sul da Bahia.
 
Educação profissional
 
Na manhã desta quinta (14), Boff participa de um encontro com estudantes da rede estadual de ensino, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com o tema ‘Juventude, Educação e Sustentabilidade Planetária’, o encontro reúne professores e, especialmente, alunos dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente, da Educação Profissional.
 
A proposta do evento é contribuir para a formação profissional dos futuros técnicos de nível médio do estado. Atualmente a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a maior ofertante do curso técnico em Agroecologia do País. 
 
Fonte: SecomBA
Category: NOTÍCIAS | Views: 260 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa