Terça-feira, 2024-04-23, 4:04 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Junho » 4 » GESTORES PARTICIPAM DE CURSO DO PPA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA
11:17 AM
GESTORES PARTICIPAM DE CURSO DO PPA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA


Os municípios precisam elaborar seus Planos Plurianuais (PPA) alinhados com os PPA estadual e federal, pois, desta forma, poderão otimizar as possibilidades de realizar convênios e contratos. Para capacitar os gestores municipais na elaboração do documento, a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e União dos Municípios da Bahia (UPB), promove o Curso de Preparação do Plano Plurianual Municipal.

Neste mês e em julho serão realizados oito cursos, contemplando os 27 territórios de identidade. O primeiro começou nesta segunda-feira (3), no auditório do Centro Industrial de Subaé, em Feira de Santana, e segue até esta quarta. Com 20 horas de duração, ele contempla gestores e técnicos dos municípios que integram três Territórios de Identidade Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe e Litoral Norte. 

A proposta do curso é formar os agentes públicos municipais ligados às áreas de planejamento governamental, disponibilizando aos municípios informações relativas a mecanismos de acesso aos programas e políticas federais, além da metodologia atual do PPA utilizada pelos governos federal e estadual.

O curso dará o suporte técnico aos municípios, orientará a utilizar o Plano Plurianual Municipal como mecanismo norteador das realizações governamentais e da captação de recursos, notadamente, de contratos e convênios e ainda direcionará sobre como articular o planejamento local decorrente do PPA Municipal com a política territorial, tendo como referência o território de identidade.

É preciso articular a escassez de recursos com a necessidade de atender as demanda. Essa é uma preocupação da secretaria ao elaborar este curso, destacou o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy Barreto, que representou o secretário José Sergio Gabrielli na abertura dos trabalhos.

A expectativa entre os participantes também foi muito otimista. "Essa é uma iniciativa salutar e tem dois aspectos positivos. O primeiro é a economia para os municípios, que não precisarão gastar com a contratação de consultorias para a elaboração do PPA. O segundo é que a capacitação dos servidores vai refletir na população, que vai participar dessa construção, como deve acontecer nos governos democráticos”, afirmou o controlador interno do município de Conceição do Jacuípe, Radival Galiano. 

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Rio Real, Luís Lima Barbosa, "a ação é extremamente importante, pois os municípios carecem deste tipo de apoio. É uma capacitação para canalizarmos os recursos dos próximos quatro anos, consultando a população para a elaboração do PPA.

 

Políticas públicas - O PPA Municipal é o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. Com base na nova metodologia proposta pela União/Estado, o PPA 2014-2017 deverá estabelecer compromissos, metas e entregas de forma regionalizada. O prazo de envio do projeto do PPA Municipal para o Poder Legislativo é 31 de agosto do primeiro ano do mandato executivo.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 417 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 13
Convidados: 13
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa