Sexta-feira, 2020-12-04, 5:22 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Metereologia
Main » 2013 » Abril » 4 » GESTANTES BAIANAS TERÃO ACESSO AOS EXAMES DO TRIAGEM PRÉ-NATAL
3:17 PM
GESTANTES BAIANAS TERÃO ACESSO AOS EXAMES DO TRIAGEM PRÉ-NATAL


Todas as gestantes do estado da Bahia, ao realizarem o pré-natal, terão acesso agora aos exames do Programa de Triagem Pré-natal. A assinatura do contrato de serviço com os quatro laboratórios que processarão as amostras de sangue, colhidas em papel de filtro, foi feita nesta quarta-feira (3) pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e os representantes dos estabelecimentos de saúde, durante o Fórum Rede Cegonha da Região Metropolitana de Salvador, realizado na sede do Ministério Público do Estado (MPE), no Centro Administrativo da Bahia.

Com a implantação do Programa Estadual de Triagem Pré Natal em Papel Filtro na Rede Cegonha, as grávidas farão ao longo da gravidez, por duas vezes, exames de HIV, sífilis, toxoplasmose, HTLV, hepatites B e C, citomegalovírus e doença falciforme. "Com esse programa, haverá a capacidade de diagnóstico mais rápido e mais adequado”, afirmou Solla.

A metodologia do exame é a mesma do teste do pezinho, onde a amostra de sangue é colhida em um papel e encaminhada para um dos laboratórios. "Queremos garantir a prevenção, o acompanhamento e o tratamento das doenças, caso sejam identificadas nas gestantes. É uma oportunidade de ter uma intervenção mais rápida para o início do tratamento”, disse a diretora de Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Liliane Mascarenhas.

Os benefícios esperados da implantação do método incluem custos mais baixos, melhoria na eficiência operacional, melhoria do serviço prestado aos beneficiários, foco em uma população alvo prioritária na gestão da saúde nos serviços públicos e obtenção de melhores indicadores de saúde. Pela técnica utilizada, o programa proporciona um atendimento descentralizado, qualificado e com amplo acesso a toda população de gestantes, contribuindo de forma decisiva para melhorar a qualidade de vida das futuras gerações.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 282 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa