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5:17 PM
'FOI QUESTÃO DE SEGUNDOS', DIZ VÍTIMA DE ACIDENTE QUE DEIXOU 10 MORTOS
Nove corpos de vítimas foram identificados e
liberados do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas,
extremo sul da Bahia. Todos estavam no ônibus envolvido do acidentegrave ocorrido na BR-101, na manhã de quarta-feira
(15), que resultou em dez mortes. Um outra vítima permanece no DPT, sem
identificação.
As vítimas identificadas são Maurício de Souza,
Elson de Oliveira, a mulher dele Vera Lucia Alexandrina de Macedo de Oliveira,
Maria D'ajuda Francisca dos Santos, Joselita Maria de Jesus, Maria Isabel
Marques de Bertolle, Cosma de Jesus e Edna Oliveira Silva.
Um dos sobreviventes, Maria de Lourdes Batista
viajava com a mãe no ônibus. "Meu coração estava pedindo para não ir nessa
viagem. Eu que resolvo o problema de minha mãe, eu tinha que vir", relatou
em entrevista à TV Santa Cruz.
"Foi questão de segundos. Na mesma hora que a
gente estava na pista, a gente estava lá embaixo já. Foi horrível a cena.
Parece coisa de filme", relata Joana Franco.
Ao menos 21 pessoas ficaram feridas no acidente.
Quatro delas permanecem internadas nesta quinta-feira (16), no Hospita Sobrasa,
em Teixeira de Freitas, segundo
informações da unidade de saúde - três delas na UTI. No Hospital Regional de
Teixeira de Freitas, sete pessoas ainda estavam internadas nesta quinta,
informou a unidade de saúde.
O corpo de dona Dalva Rodrigues Cacique, 68 anos,
foi velado na manhã desta quinta-feira, em uma funerária de Teixeira de
Freitas. Segundo parentes, ele havia acabado de chegar dos Estados Unidos e ia
rever a família em Itanhém (BA). "Trinta anos nos Estados Unidos, veio
para morrer no Brasil, veio ver para ver os filhos, passar o Dia das
Mães", lamenta Tibiriçá Cacique, filho da vítima.
Investigação
A perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) feita na BR-101, local onde
ocorreu o acidente que matou 10 pessoas na Bahia, apontou
que a principal hipótese é de perda de atenção por parte do condutor do
veículo.
"É possível que ele tenha passado mal ou tenha
cochilado ao volante", afirmou ao G1, na quarta-feira, Bruno Melo,
perito criminal de Texeira de Freitas, que realizou inspeções no local em busca
de pistas sobre as causas do acidente.
O veículo, da empresa Águia Branca, passou direto
em uma curva e caiu em uma área de matagal à beira da pista. "A 100 metros
do local tem uma placa bem grande indicando que ali tinha uma curva. Não tinha
como ele não ver. Ele passa por ali toda semana. O veículo caiu na baixada e
parou a cerca de 70 metros do local onde saiu da pista", acrescenta o
perito. Segundo ele, a pista da rodovia federal estava em boas condições, sem
buracos no percurso e bem sinalizada. De acordo com informações do especialista
coletadas a partir de análise do tacógrafo, o motorista trafegava a 80 km/h.
O perito informa ainda que não há sinal de frenagem
do ônibus interestadual na pista. Melo acrescenta que a suspeita de que neblina
possa ter causado a perda de controle do veículo não está sendo tratada como a
principal linha de investigação. "A neblina não teria atrapalhado ele de
ver a placa. O ônibus desceu reto", avalia o perito.
O veículo possui câmera, cujas imagens foram
enviadas pela Águia Branca para uma empresa em São Paulo. Posteriormente, a
gravação será entregue ao Departamento de Polícia Técnica. "A câmera filma
o corredor e a cabine onde estava o motorista", afirma o perito.
Acidente
O acidente ocorreu no início da manhã da quarta-feira, a 15 km da cidade de
Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O ônibus, da empresa Águia
Branca, que fazia a linha Vitória, no Espírito Santo, até Itamaraju,
transportava 30 pessoas, com o motorista. O veículo saiu com 27 passageiros do
estado vizinho e mais quatro embarcaram em Linhagem (ES). Na parada de São
Mateus, também no ES, mais dois subiram no ônibus.
Entre as 10 pessoas que morreram está o condutor do
veículo. O acidente deixou, ao menos, 21 pessoas feridas. Dezessete delas foram
para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Entre elas está uma criança
de dois anos de idade, que não corre risco de morte, segundo a assistência
social da unidade de saúde.
Por meio da assessoria de imprensa, a Águia Branca
afirma que o motorista, um dos mortos, é considerado "top de ouro"
pelo programa de qualificação técnica da empresa. Ele parou às 2h50 na
"sala de estimulação" do posto de São Mateus e saiu às 3h05. Segundo
a empresa, esse tipo de sala existe em todas as rotas e serve para revigorar o
cansaço dos profissionais durante o percurso, como medida preventiva no caso de
acidentes. Na sala, há estimulação luminosa, de atividade física e de
alimentação.
Além disso, a Águia Branca informa há uma definição
de velocidade em todas as rotas em que trafegam os ônibus da empresa, por meio
de um sistema de telemetria. Por esses dois elementos, a empresa não trabalha
com as hipóteses de que o motorista teria dormido ou que tenha havido excesso
de velocidade e apura se algum fato externo, como animal ou buraco na pista,
pode ter provocado a fatalidade.
O DPT vai realizar a necropsia no motorista para
saber se ele pode ter sido vítima de um mal súbito.