Quinta-feira, 2024-04-18, 11:51 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Julho » 12 » FIM DE SEMANA DE CÉU ENCOBERTO E CHUVOSO NO LITORAL BAIANO‏
4:10 PM
FIM DE SEMANA DE CÉU ENCOBERTO E CHUVOSO NO LITORAL BAIANO‏


Os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-leste da Bahia. Segundo o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Heráclio Alves, com isso, o predomínio é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul. 
Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, explica Alves, também há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral. Além do céu encoberto e chuvoso, típico dessa época do ano, as temperaturas nessas regiões também terão características do inverno, com valores variando entre mínimas de 16ºC (região sul) e máximas de 30ºC (região nordeste).

Chuvas de fraca intensidade também são esperadas em áreas isoladas de outras regiões do estado, a exemplo da Chapada Diamantina e do sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas (mínimas de até 13ºC), caracterizando ainda mais essa estação.

Nas regiões oeste, do São Francisco e norte, quem continua influenciando as condições do tempo é uma massa de ar seco, o que deixa o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas. "Além do tempo seco, esse sistema mantém nessas áreas do estado a previsão de temperaturas mais elevadas (com máximas podendo chegar aos 33ºC)”, diz o meteorologista.

Para Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que manterão o céu encoberto e chuvoso durante o fim de semana. Essas chuvas serão típicas do inverno, ou seja, de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana devem variar entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C.

Variação da maré e redução na incidência de radiação solar
Entre esta sexta-feira (12) e domingo, a maré deve atingir sua altura máxima em torno das 6h30 e das 18h30, com valores variando de 1,7 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas devem ocorrer por volta de 0h30 e das 12h, com valores variando de 0,3 a 0,6 metro. As ondas para este fim de semana devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a dois metros.
"Uma das características do inverno é a redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos índices de radiação ultravioleta (IUVs). Esta redução pode ser vista na previsão para este fim de semana, quando os IUVs devem variar de 6 a 9”, afirma Alves.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices ainda fazem parte das categorias ‘alta’ e ‘muito alta’ e, com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, entre 10h e 16h, quando há uma maior incidência. Para isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos nocivos à saúde, sobretudo à pele e aos olhos.

 


Category: NOTÍCIAS | Views: 482 | Added by: liliane | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa