Quarta-feira, 2024-04-24, 10:38 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 5 » FESTIVAL XISTINHO INICIA HOMENAGEM DA SECULT AO DIA DAS CRIANÇAS
9:49 AM
FESTIVAL XISTINHO INICIA HOMENAGEM DA SECULT AO DIA DAS CRIANÇAS

VEJA MAIS FOTOS

Uma princesa mimada, um sapo falante, um herói, uma serpente encantada. No Espaço Xisto Bahia, nos Barris, em Salvador, a literatura tem permitido viajar pelos quatro cantos da imaginação com a quarta edição do Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem, iniciada na quinta-feira (1). Na tarde deste sábado (3), crianças com idade a partir de um ano assistiram ao espetáculo ‘Baú de História’, produção composta por contos da literatura infantil inspirados na tradição africana. Dança, música e arte visual são elementos da peça, que faz parte da programação cultural em homenagem ao Dia das Crianças (12 de outubro). 

O Festival Xistinho é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Espaço Xisto, voltada para crianças de 2 a 12 anos, para que elas despertem o interesse no consumo cultural. Durante o evento, que neste ano será realizado nos dois turnos, até o dia 25 deste mês, são passados valores morais como respeito ao próximo, lealdade e responsabilidade. 

“Todo adulto um dia foi criança. E a nossa infância é a fase em que estamos formando o nosso caráter, aprendendo o que é certo e errado, aprendendo a conviver. O teatro é o espaço máximo da convivência. O Festival Xistinho transmite a importância do respeito e do carinho com as pessoas”, afirma a diretora do Espaço Xisto e idealizadora do Festival Xistinho, Isabela Silveira. O garoto Noah, 6 anos, acompanhou todo o Baú de Histórias ao lado dos pais e da irmã mais nova, e, ao final do espetáculo, elegeu o que gostou mais. “Gostei muito dos personagens. O sapo, o cachorro e o coelho são legais”. 

O pai do garoto, André Gobel, atribui a arte como um dos pilares para a educação do filho. Segundo ele, por meio da ludicidade fica mais fácil transmitir crenças para quem ainda está descobrindo os primeiros mistérios da vida. “O teatro permite viajar. Passa o que é certo e errado de uma maneira muito especial. Eles aprendem sem nem perceber que estão aprendendo, mas a informação está sendo assimilada pelos meninos”. 

Programação

Ao todo serão 36 apresentações, divididas entre espetáculos como ‘O Pequeno Imperador’, ‘Os Meninos de Oz’ e ‘O Casamento do Palhaço’. Antes dos espetáculos são exibidos curtas-metragens baianos, entre eles, ‘Balu’ e ‘Sonhos’, que trazem crianças como protagonistas. No foyer, a exposição de quadrinhos ‘Astronautas’ também promete encantar a garotada com 20 ilustrações criativas. 

A expectativa é que a edição 2015 do Festival Xistinho atraia cerca de sete mil pessoas, entre artistas, mobilizadores da cultura, profissionais de educação, famílias e principalmente as crianças. O valor dos ingressos para os espetáculos infantis varia entre R$ 10 e R$ 20, com exceção do Dia 12 de outubro, quando toda a programação será gratuita. 

Category: NOTÍCIAS | Views: 318 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa