Quinta-feira, 2024-03-28, 3:25 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Setembro » 18 » FEIRA DE EXPERIÊNCIAS MOTIVA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE
8:51 AM
FEIRA DE EXPERIÊNCIAS MOTIVA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE

Os estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Pituba, em Salvador, tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (17), de aprender matemática de forma lúdica. Estudantes do curso de matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apresentaram experimentos e modelos matemáticos com o objetivo de incentivar a aprendizagem da disciplina nas escolas de forma simples e criativa. A iniciativa é uma parceria da unidade escolar com o Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística (Lema), da Ufba, e promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do governo federal. 

A parceria entre escolas estaduais e diferentes instituições é uma proposta do programa Educar para Transformar pela melhoria da qualidade da educação pública. “É muito legal poder conhecer a matemática de um jeito diferente. A gente aprende que não é apenas aquela conta no quadro da sala de aula. Aqui você vê brincadeiras usando as formas geométricas e cálculos,” destaca o estudante do 9º ano, Lucas Ribeiro Souza, 14 anos. 

O estudante do 6º ano, Luiz Fernando Costa, 12, ressalta o que mais gostou na exposição. “Para ser sincero, gostei de tudo, porque cada experiência traz uma vertente da disciplina, como raiz quadrada e potência. E esses jogos também estimulam o raciocínio, nos ajudando também no nosso cotidiano”.

Aproximação entre universidade e educação básica

O projeto da Ufba, além de incentivar a docência dos estudantes do curso de matemática, também aproxima a universidade da educação básica do estado. “Esse projeto cria uma interatividade entre as instituições”, explica a professora de matemática e supervisora do Pibid na unidade, Ana Paula Queiroz. Ela conta também que “essa parceria contribui com os educadores, porque traze discussões referentes à disciplina, servindo como capacitação continuada para os professores”.

A estudante do 8º semestre do curso de licenciatura em matemática da Ufba Bárbara Rocha relata algumas experiências apresentadas. “Fazemos mágica com cartas, mostrando logaritmo, potência e sistema de equações. Também trabalhamos um modelo concreto de frações para que percebam como podemos trabalhar com as operações, além de geometria espacial, entre outros”.

Category: NOTÍCIAS | Views: 397 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa