Quarta-feira, 2024-04-24, 10:20 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Março » 27 » EUNÁPOLIS : BAHIA FORMA MAIS DE MIL ALUNOS DO PRONATEC
4:17 PM
EUNÁPOLIS : BAHIA FORMA MAIS DE MIL ALUNOS DO PRONATEC
“O Pronatec é um programa de oportunidades. Além de montar, desmontar e reparar computadores, aprendemos atitudes empreendedoras, como ser um bom profissional. Tive a oportunidade de ser contratado pelo Senai para ser instrutor na mesma disciplina que cursei, e também no Senac, para ministrar a oficina de operador de microcomputador”. 

Esta é uma parte do discurso do formando Elliálison Rocha, orador da turma de formatura 2015 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Eunápolis, no sul da Bahia. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (26), com a presença do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, e do diretor de Inclusão Produtiva do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Müller. 
 

A experiência do orador da turma é compartilhada por milhares de jovens que encontraram no Pronatec a possibilidade de qualificação para garantia de emprego. Segundo Luiz Müller, “de todos os beneficiários do Programa Bolsa Família que se matricularam em um curso do Pronatec, 53% conseguiram o primeiro emprego com carteira assinada após a conclusão do curso, número muito significativo”. 
 
Cerca de 70 mil beneficiários do programa se formalizaram como microempreendedores individuais, a exemplo da formanda Adriana Santos de Souza, que concluiu o curso de cozinha e vende pães e pizzas produzidos em casa. “Eu gosto da área de cozinha e o Pronatec foi uma oportunidade pra mim”. 
 
Mercado de trabalho 
 
Para o secretário Geraldo Reis, que representou o governador Rui Costa na cerimônia, o Pronatec prepara os jovens de forma qualificada para o mercado de trabalho. "Um diploma do Senai, Senac, Senar e de um Instituto Federal de Educação abre portas. São cursos de qualidade, pagos pelo governo, que possibilitam o acesso dos mais pobres a uma formação, facilitando, com a qualificação profissional, um posto de trabalho”. 

Cada aluno custa, em média, R$ 2 mil para o governo, em cursos de 200 horas/aula. Mais de 1,2 mil alunos do município de Eunápolis se formaram em cursos do Pronatec este ano. Na Bahia, a população de baixa renda foi responsável por 125,8 mil matrículas no programa entre 2012 e 2014. Em todo o País, mais de 1,7 milhão de matrículas já foram realizadas em 3.606 municípios.
Fonte: SecomBA
Category: NOTÍCIAS | Views: 270 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa