Sexta-feira, 2024-04-26, 6:19 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Outubro » 14 » ESTUDO: SEGURANÇA DA REDE NO BRASIL É RUIM
3:56 PM
ESTUDO: SEGURANÇA DA REDE NO BRASIL É RUIM


A segurança das redes brasileiras não responde a um comando único. Descentralizada em dois principais órgãos, com iniciativas e contribuição de vários ministérios, a estrutura é questionada por especialistas que defendem uma maior centralização, capaz de gerar respostas mais eficazes e evitar a sobreposição de tarefas. A estratégia de defesa e boa parte das políticas gerais de segurança está a cargo do Centro de Defesa Cibernética do Exército (CDCiber), que responde ao Ministério da Defesa. Outro órgão importante é o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Segundo o relatório 'A Segurança e a Defesa Cibernética do Brasil', publicado em julho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 'a organização institucional tende a não favorecer ações integradas'. Além dos dois órgãos citados, parte da política de segurança e defesa é feita ou tem contribuição de instituições como a Agência Brasileira de Inteligência, a Polícia Federal e o Ministério de Ciência e Tecnologia. 'Apesar de algumas ações estarem em andamento, a infraestrutura nacional de tecnologia de informação é ruim', afirma o documento produzido pelo atual assessor de defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel César da Cruz Júnior.

Articulação: Em entrevista à BBC Brasil, Cruz disse que 'falta articulação institucionalizada' e que, hoje, boa parte dessa integração 'depende de um relacionamento informal entre os órgãos'. 'Como se fala em defesa cibernética sem envolver outros órgãos como Comunicações e Secretaria de Assuntos Estratégicos?', questiona. Assim como Cruz, o general José Carlos dos Santos, diretor do CDCiber, destaca a importância de ações integradas. O tema já vinha sendo discutido em fóruns de especialistas, segundo ambos. Após o caso Snowden a discussão deve ganhar corpo. A primeira iniciativa nessa direção foi a decisão que põe nas mãos do Gabinete de Segurança Institucional a edição de resoluções normativas para a área, a partir deste ano de 2013. O general Santos diz ainda que 'a ideia de uma agência nacional de segurança cibernética está sendo discutida'. Cruz, por sua vez, propõe a instalação de uma escola nacional de segurança cibernética.

Mundo:

A falta de uma estrutura clara de combate a ataques e crimes cibernéticos não é exclusividade brasileira. Cruz disse que 'todo mundo está tentando se organizar internamente'.

Fonte: Voz da Bahia

Category: NOTÍCIAS | Views: 350 | Added by: monica01 | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa