Quinta-feira, 2024-04-18, 2:10 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Setembro » 11 » ESTUDANTES DESENVOLVEM BERINJELA DESIDRATADA EM JAGUAQUARA
3:15 PM
ESTUDANTES DESENVOLVEM BERINJELA DESIDRATADA EM JAGUAQUARA

Com o poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado, além de contribuir para a formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e regularização aparelho digestivo, entre outros benefícios, a berinjela se tornou uma aliada da saúde. Pensando nisso, estudantes do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, no centro sul baiano, desenvolveram a berinjela desidratada. 
 


“A berinjela possui muitas vitaminas, minerais e proteínas, mas as pessoas têm receio em consumir devido ao sabor não muito agradável. Com o processo de desidratação, o alimento acaba adquirindo um sabor mais palatável”, explica a estudante do 2º ano, do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, Fernanda Brás de Jesus, que realizou o projeto com os colegas Caio César Pereira e Amanda Silveira. 

A aluna ressalta que foram realizados alguns testes, com direito à aprovação da comunidade escolar. “Em 2014, apresentamos o produto com farinha de trigo. Agora, o alimento é feito com farinha de rosca e sal, que teve uma recepção mais positiva. E o mais legal é que trata-se de um produto que pode ser feito por qualquer pessoa em casa”. 

A professora e orientadora, Valéria Brito, destaca o processo de escolha e pesquisa do projeto. “Desde o primeiro ano, os estudantes estão observando os diversos alimentos e seus benefícios. Como temos uma distribuidora de alimentos na cidade, por meio de pesquisa, percebemos que grande parte da berinjela era para a comercialização externa”. 

Ela afirma ainda que a intenção é incluir o produto na alimentação escolar. “Ainda estamos realizando testes para deixar o produto dentro dos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, a partir daí, conseguir a liberação para incluí-lo no cardápio escolar”.

Aprenda como fazer berinjela desidratada

Ingredientes

Uma berinjela 
Farinha de rosca
Sal

Como preparar

Cortar a berinjela em pedaços finos 
Adicionar sal a gosto
Passar na farinha de rosca
Levar ao forno a gás a 180º durante cerca de 40 minutos a um hora. 

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 283 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa