Quarta-feira, 2021-12-08, 10:14 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Agosto » 21 » ESTADO E POPULAÇÃO DEFINEM AÇÃO SOCIAL DO PACTO PELA VIDA NO NORDESTE DE AMARALINA
2:38 AM
ESTADO E POPULAÇÃO DEFINEM AÇÃO SOCIAL DO PACTO PELA VIDA NO NORDESTE DE AMARALINA


Moradores dos bairros que formam o Complexo do Nordeste de Amaralina participam hoje da Oficina de Escuta do Programa Pacto Pela Vida. Realizado pela Câmara de Prevenção Social do Pacto, que tem representantes de 12 secretarias de Governo, o trabalho tem como objetivo ouvir as sugestões e demandas de quem vive no bairro e a partir daí definir as prioridades da ação social que será feita depois da instalação das bases comunitárias de segurança, prevista para este semestre.

O encontro realizado no Colégio Carlos Santana, no Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina, conta com participação de populares, lideranças comunitárias e representantes do poder público, como o secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Carlos Brasileiro. Ele explicou que o Estado oferecerá uma série de serviços públicos. "Nós chegamos com a ação social antes da ação policial até para valorizar a comunidade do Nordeste e adjacências. Estamos construindo com eles as ações para que o bairro viva de maneira mais digna, participativa e tenha seus direitos atendidos.”

Depois da plenária de abertura, a discussão foi dividida em oito grupos temáticos que recolheram sugestões nas áreas da educação, saúde, violências, cultura, infraestrutura social, assistência social e segurança alimentar, geração de renda, esporte e lazer. Cada morador participou do grupo de seu interesse.

Para o líder comunitário Evaldo Filho, o momento é ímpar na história do bairro. "Trouxemos a comunidade para pontuar algumas questões, como educação e saúde. O bairro precisa de uma escola de segundo grau, uma escola técnica e de um posto de saúde 24 horas”.

Já a dona de casa Maria Auxiliadora Conceição, quer ações voltadas para a educação e acompanhamento dos jovens. "Sabemos que as principais vítimas do crime organizado e do tráfico de drogas são os jovens, então acho que com uma priorização do trabalho nas escolas, melhoria das áreas de lazer e esporte podemos mudar a realidade e melhorar a vida de todo mundo aqui.”

Além das políticas públicas que serão elaboradas com as sugestões dos moradores, o Pacto Pela Vida já prevê a realização de algumas ações no Nordeste de Amaralina. Vão ser oferecidos, por exemplo, cursos de capacitação para o trabalho, documentação para o trabalho, ampliação da capacidade de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social, apoio a recicladores e população de rua, implantação de projetos de esporte e lazer, financiamento de projetos de inclusão produtiva e campanhas contra a exploração sexual.

As bases comunitárias de segurança do Nordeste de Amaralina vão contar com 360 policiais que participaram do curso de Operador de Policiamento Comunitário. O bairro é uma das áreas com os maiores índices de violência da Capital. Mais de 120 mil pessoas moram na região, cerca de 30 mil desses moradores integram o Cadastro Único do Bolsa Família, 55% tem menos de  29 anos, 90% são negros e pardos e 65,5% estão desempregados. Segundo o secretário Brasileiro, os números reforçam a importância de uma grande ação social para reverter o quadro de pobreza e promover o desenvolvimento.

 

Email:
<edmundo.santanafilho@secom.ba.gov.br>
Category: EVENTOS | Views: 462 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa