Sábado, 2024-04-20, 3:22 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 22 » ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO ENTREGA PRIMEIRA HABILITAÇÃO A 40 ALUNOS
9:02 AM
ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO ENTREGA PRIMEIRA HABILITAÇÃO A 40 ALUNOS
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) entregou, na noite desta terça-feira (21), a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a 40 novos condutores preparados pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), em Salvador. A cerimônia de certificação foi realizada na sede do órgão, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, com a presença de amigos e familiares dos participantes. 

Com duração de 45 horas, divididas em duas semanas, a capacitação gratuita amplia as oportunidades de quem está à procura de espaço no mercado de trabalho. “A CNH funciona como um certificado que comprova que a pessoa tem uma habilidade que pode ser útil ao mercado de trabalho”, ressalta o mecânico Josemar da Silva.

Em um cenário econômico de hipercompetitividade, muitas empresas veem a carteira de habilitação como um diferencial, mesmo que a vaga não seja especificamente para um motorista profissional. “É uma exigência do mercado. O empresário quer ter um colaborador, cada vez mais versátil, capaz de contornar situações do cotidiano. A Escola Pública de Trânsito está dando a oportunidade de capacitação, não só para o mercado de trabalho, mas também para a sociedade. Cada um desses condutores sai daqui sabendo como agir de forma responsável no trânsito”, explica o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar.

Formação

Para quem já se aposentou, como o ex-funcionário público Roque Augusto, 57 anos, o documento representa liberdade. "Carro é uma ferramenta, não é mais luxo. A mobilidade é uma necessidade até para mim que não estou mais na disputa por vagas no mercado de trabalho. A CNH vai me deixar regularizado para sair e curtir a vida". 
 
Criada por meio da Portaria nº 1.590, de 19 setembro de 2005, a Eptran já formou cerca de 20 mil condutores. O objetivo da instituição é dar acesso às pessoas de baixa renda à primeira habilitação, utilizando um modelo pedagógico de educação para o trânsito que contempla a compreensão do participante na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do pedestre, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento contínuo da habilidade da direção.   

Requisitos 

Para disputar uma vaga, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, possuir documento de identidade (RG) e CPF, estar desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo, além de ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada. Aqueles que não atenderem aos requisitos exigidos terão a inscrição automaticamente cancelada. 

Cursos 
 
A escola pública do Detran oferece uma série de cursos gratuitos de capacitação para quem já é ou quer se tornar motorista, como vistoriador, examinador de trânsito, formação teórica para candidatos à renovação de CNH, capacitação para agentes de trânsito e capacitação de professores multiplicadores de educação para o trânsito, além de especialização e atualização para condutores de transporte coletivo, de transporte escolar, de transporte de carga de produtos perigosos, e de veículos de emergência. Para mais informações, o interessado deve acessar o site da Eptran
 
Fonte: SecomBA
Category: NOTÍCIAS | Views: 360 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 13
Convidados: 13
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa