Sexta-feira, 2024-04-26, 3:55 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Fevereiro » 15 » ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB INSCREVE PARA CURSOS PREPARATÓRIOS
11:39 AM
ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB INSCREVE PARA CURSOS PREPARATÓRIOS
A Escola de Dança da Fundação Cultura do Estado (Funceb) realiza desta segunda a sexta-feira (15 a 20) as inscrições para vagas dos Cursos Preparatórios destinados às turmas iniciantes, atendendo a alunos partir de 5 anos de idade. As aulas são ministradas no turno vespertino e esse período pode ser considerado como complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. Os interessados devem comparecer à sede da escola, localizada na Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus/Pelourinho, na unidade do Centro de Formação em Artes (CFA), da Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). 

Os Cursos Preparatórios são formados por turmas de diferentes níveis, chegando ao nível pré-profissional, sendo compostos por um total de 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos. Desta forma, inicia jovens na formação em dança e dá uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles.

Este grupo de cursos deu origem, em 2010, à primeira companhia constituída por crianças e adolescentes da Escola de Dança - a já premiada Companhia Infanto-Juvenil de Dança da Funceb coreografada por Denny Neves e integrada por jovens de 13 a 17 anos. Entre diversas experiências dentro e fora da Bahia, estes meninos e meninas mostraram a sua dança ao Brasil na 27ª edição do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco, em 2012. 

Educar Para Transformar

Primeira escola pública do gênero no País, a Escola de Dança da Funceb foi fundada em 1984. A instituição atende uma média anual de 1.500 alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares. Atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança, com os benefícios da prática artístico-cultural, apresenta à sociedade novos profissionais anualmente e aperfeiçoa o trabalho de artistas que já representam a produção contemporânea da dança baiana.

Além do alinhamento às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, a escola, também conveniada à Secretaria de Educação do Estado, segue o programa do Governo do Estado, ‘Educar Para transformar’. Esta relação abre possibilidades de ação e qualifica o trabalho da escola, além de fortalecer o reconhecimento da educação por meio das artes na Bahia. 

Outro comprometimento é com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras. Para isso, a escola garante a inclusão de disciplinas como Dança Afro, Danças Populares e Capoeira nos currículos de seus cursos e realiza eventos de valorização de conteúdos relacionados às matrizes culturais.

A partir de parcerias com grupos e projetos artísticos, mostras e circulação de produtos, alunos e ex-alunos da instituição vêm conquistando reconhecimento no País, inclusive com premiações em festivais e editais de apoio à cultura. Os cursos oferecidos são de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, de Formação Continuada em Dança – Qualificação Profissional, Cursos Preparatórios, Cursos Livres. Entre os professores que já ensinaram na Escola estão o Mestre King, Augusto Omolu, Paco Gomes, Beth Rangel, Nirlyn Seijas. 

 
Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado (Funceb)
 
Category: NOTÍCIAS | Views: 272 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 110
Convidados: 110
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa