Quinta-feira, 2024-04-25, 11:24 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 25 » ELEIÇÕES DE LÍDERES DE CLASSE MOBILIZAM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL
4:00 PM
ELEIÇÕES DE LÍDERES DE CLASSE MOBILIZAM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL

Esta semana marca um momento histórico para os alunos da rede estadual de ensino que, desta quarta até sexta-feira (27 a 29), elegem os líderes de classe na primeira eleição geral promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação e objetiva potencializar a participação dos jovens nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa. Serão escolhidos, em todo o estado, mais de 20 mil representantes de turma.

Nestes dias que antecedem o processo eletivo, os estudantes concorrentes estão mobilizados, ativamente, dinamizando o ambiente escolar. No Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no Imbuí, por exemplo, os alunos participam entusiasmados do processo eleitoral, por meio de seminários, palestras e produção de painéis informativos.

Ao todo, o colégio terá 78 representantes, nos três turnos, entre líderes e vice-líderes, que atuarão como porta-vozes das turmas, junto aos gestores da escola. Este é o principal requisito para um líder de classe, segundo a candidata do 3º B, E.S., 18 anos. “Gosto de ser uma porta-voz de sala”, explicou. Para R.F., 17, candidato a vice-líder do 3º D, é necessária a figura do representante de turma. “Somos nós que conhecemos a escola e é importante esse contato entre os estudantes e direção para ter uma escola melhor”.

Como articulador e propositor para melhorias nas unidades de ensino, conforme as necessidades da sua turma, os líderes de classe têm o papel fundamental de apresentar as particularidades e demandas de cada uma delas, afirma a professora de Arte do Colégio Rômulo Almeida, Mércia Dione Barretto. “Todo contato com as turmas será através dos líderes. Se tivéssemos que reunir todos os alunos seria difícil. O líder tem o papel de multiplicador, de repassar e trazer a realidade da sua sala para o conhecimento da direção”.

Podem participar das eleições todos os estudantes da rede estadual, matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade. A Secretaria da Educação também vai promover a escolha de dois representantes (líder e vice-líder), por unidade escolar, para compor uma coordenação. Estes representantes participarão de encontros municipais e regionais, onde serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à juventude.

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 324 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 20
Convidados: 20
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa